Conectar-se com

Review

Review TBX | Jean-Claude Van Johnson: O ‘espacate’ ainda tem poder

Publicado

Em

Review TBX | Jean-Claude Van Johnson: O 'espacate' ainda tem poder

 

Aos 57 anos, Jean-Claude Van Damme mostra que o ‘espacate’ ainda tem poder

 

Se você não viveu na época magica em que se ligava a TV às 3 da tarde para ver educativos filmes como Comando Para Matar, Robocop e Rambo, pode se surpreender com Jean-Claude Van Johnson, da Amazon Prime.

Um dos filmes mais reprisados da época era ‘O Grande Dragão Branco’, protagonizado pelo baixote belga Jean-Claude Van Damme. Isso o fez alcançar o estrelato. Hoje aos 57 anos ele estrela sua mais nova série.

 

 

Com uma carreira cheia de altos e muitos, muitos, muitos baixos mesmo, o ator faz parte do Hall da Fama dos atores de ação. Por assim dizer, ele é o maior da 3ª geracão “brucutu”, e assim como a maioria dos astros da pancadaria, acabou caindo no ostracismo geral, sendo uma lembrança da maioria, mesmo com um ou vários filmes lançados todos os anos.

 

 

E ai está o grande mérito de sua nova série: a chacota com JCVD e a maluquice total dos roteiros dos anos 90.

Van Damme interpreta uma versão dele mesmo. Mas aqui, além de astro de cinema decadente, ele também é um agente black-ops aposentado tentando recuperar o amor da sua vida.

Claro que essa não é uma ideia original, o próprio Van Damme já fez uma outra versão de si, só que em uma pegada bem mais seria, diferente dessa série da Amazon Prime, onde as galhofas e as referências mandam.

A série é cheia de referências a carreira do ator, tiracão de sarro com a irrelevância atual do tio Claudio, sendo confundido com o tio Nick Cage e, pasmem, Val Kilmer.

 

 

Vemos piadas com vários clichês de filmes de espionagem, referências aos títulos do ator, conspirações, um velho tentando voltar a velha forma e mostra algo que desde a entrevista ao extinto Jô Soares Onze e Meia já era perceptível: Van Damme é um incrível comediante, melhor até que astro de ação.

A série se permite pirar em cima das referências e das idéias. Não temos um Mandíbula de Aço ( capanga clássico de 007), mas temos um cara com mãos de mármore. Gostou da Waller de Esquadrão Suicida? Temos um copycat lá. Quer uma duplicata no tempo que volta ao passado e encontra a si mesmo e um sósia? Tem também. Não disse que eles se permitem pirar?

 

 

Claro que se você não conhece a obra do cara ou o cinema de acão dos anos 80 e 90, a chance de não gostar é altíssima, talvez este seja um dos motivos do cancelamento. Nem todo mundo entendeu a piada.

 

 

Mas se você é fã do Van Damme, no Amazon Prime irá conferir e entender bem melhor o cara, bem como se divertir muito no processo, mesmo que a trama e os atores não sejam nada de mais.

Talvez eu seja só um “véio paia” feliz em rever um dos seus heróis de infância de volta.

 

 

Mas lembrem-se:

Looper é tipo Timecop. Mas TimeCop é infinitamente melhor.

 

Série: Jean-Claude Van Johnson
8.3 TRECOBOX
HISTÓRIA7.5
ELENCO7.5
DESENVOLVIMENTO8.5
PRODUÇÃO8.5
ORIGINALIDADE9.5

Comentários via Facebook

Nerd, Fã de Cerveja, Devoto de São Kal-El, Santo Billy Batson, mas ainda um pouco Thorete e Aracnita. Mal Humorado, com PHD em Horriveldade e em Falar Merda.

Podcast


Propaganda
Propaganda

Review TBX

Propaganda

Mais lidas