Conectar-se com

Filmes

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

Publicado

Em

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

Coreano, Hope comove, machuca e faz chorar

 

Alguns filmes são puro entretenimento, outros mudam vidas. O tímido e coreano Hope é um deles. O título é forte, dramático e trata de um drama real na sociedade.

 

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

 

Hope (2013) conta a saga da garotinha Im So-Won, que de maneira brutal é violentada sexualmente após ser abordada em seu trajeto para escola. Só a sinopse inicial, já é o suficiente para causar impacto nos corações mais frágeis. Mas diferente de outros filmes do gênero, a dor provocada pelo desenrolar do enredo é capaz de atingir as emoções até dos mais fortes.

 

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

 

O foco principal é a garotinha e sua família, que lidam com as consequências da tragédia. O estado psicológico de So-Won, o esforço do pai para arcar com as despesas do hospital e a gravidez repentina da mãe trazem o espectador para dentro de uma situação difícil, caótica e comovente. Ao contrário de Tempo de Matar, protagonizado por Samuel L. Jackson abordando o mesmo tema, em Hope o estímulo por vingança fica em segundo plano, e as preocupações são voltadas para o âmbito familiar e a recuperação e perspectiva da vítima sobre o ocorrido.

 

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

 

A interpretação e caracterização são tão convincentes a ponto de por vezes ser confundida com fatos reais: a maquiagem usada nas feridas, os ambientes e o clima, a evolução dos personagens, tudo é arquitetado de maneira sagaz para que o filme seja impactante exatamente pelas sutilezas e detalhes.

 

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

 

Outro ponto polêmico levantado é a condição da justiça do país diante de casos de brutais estupros como este, que condenam para sempre a vida de suas vítimas. Com visão fria e muitas vezes errônea do poder judiciário (não muito diferente do vigente em no Brasil), bandidos que destroçam lares, são condenados em penas de curto prazo e com direito a recurso para tornar o tempo de reclusão ainda menor. A forma como a alegação de insanidade mental é usada propositalmente como subterfúgio para se eximir da pena, é colocado em pauta.

 

Review TBX | Hope: Uma obra-prima forte, comovente e real

 

Quebrando a resistência preconceituosa com filmes asiáticos, Hope é um filme belo, digno de indicações a prêmios, caso tais produções fossem mais valorizadas. É muito provável também que a catarse seja alcançada através dos prantos muitas vezes durante o filme, que é extremamente forte e denso.

Não é um filme para quem tem o coração fraco. Repleto de sofrimento e dor entregue nas entrelinhas, o título é sutil e quase não mostra cenas explícitas. Ele impacta nos olhares, gestos e frases, o que torna o longa uma obra-prima.

Dirigido por Lee Joon-ik e elenco contando com Lee Re, Hae-suk Kim, Sang-ho Kim e Kyung-Gu Sol, Hope é baseado no caso real Nayoung, ocorrido em 2008.

Sem economia de elogios, Hope fica super recomendado.

Mas esteja preparado para o impacto.

 

Filme: Hope
10 TRECOBOX
HISTÓRIA10
ELENCO10
DESENVOLVIMENTO10
PRODUÇÃO10
ORIGINALIDADE10

 

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Mais lidas