Conectar-se com

Artigo

TBX Top 5 | 5 games promissores que foram cancelados

Publicado

Em

Grandes games que possivelmente nunca chegaremos a jogar…

 

A indústria de games, assim como qualquer outro negócio, também está sujeita aos imprevistos que podem ocorrer durante um projeto. Com orçamentos e prazos a considerar, nem todas as grandes promessas chegam a ver a luz do dia. Infelizmente para nós, gamers, é muito frustrante quando um jogo muito aguardado é cancelado durante o seu desenvolvimento. Olha que poderíamos citar aqui diversos exemplos, mas vamos tentar resumir. O TBX Top 5 de hoje dedica um minuto de silêncio para lembrarmos daqueles jogos que, infelizmente, nunca chegaram às nossas mãos (ou consoles).

 

5) StarCraft: Ghost (GameCube / Xbox / PlayStation 2)

Podemos dizer que Starcraft: Ghost foi a grande aposta da Blizzard em trazer uma franquia de sucesso para os consoles. Porém, uma série de conflitos entre a Blizzard e o estúdio que o estava desenvolvendo fizeram com que o projeto fosse reiniciado e entregue à outro estúdio completamente diferente, mesmo após anos de desenvolvimento.  O plano inicial era entregar um jogo de ação no estilo stealth (furtivo) em terceira pessoa. A ambientação do game seria baseada no mundo de StarCraft, uma franquia de estratégia mundialmente conhecido. Para um jogo que parecia muito promissor, o conflito de idéias e visões de desenvolvimento ocorria até mesmo nos mínimos detalhes. Até o design de uma bota era motivo de discussão! O anúncio oficial do cancelamento foi feito em 2014, 8 anos após StarCraft: Ghost ter seu lançamento atrasado “por tempo indeterminado”, em 2006.

 

 

4) Mega Man Universe ( Xbox LA / PSN)

Antes de falarmos sobre o cancelamento do game, um fato importante que devemos mencionar é que, em 2010, Keiji Inafune (criador do personagem Mega Man) deixava a Capcom. Neste ano a empresa perdia seu chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, deixando a franquia praticamente sem rumo. Mesmo assim Mega Man Universe prometia ser o “Super Mario Maker” da época, com um sistema de criação de fases extremamente completo para aquela geração. Porém, com um estilo de arte bem duvidoso, parece que o jogo não agradou muito àqueles que testaram a demo durante as conferências de imprensa. A Capcom até tentou deixar de lado a má repercussão inicial, mas não conseguiu. Em março de 2011 o projeto foi oficialmente cancelado devido à, segundo a própria empresa, “uma série de circunstâncias”.

 

 

3) Six Days in Fallujah (PC / Xbox 360 / PlayStation 3)

A Atomic Games (desenvolvedora do jogo), em parceria com a Konami, pretendiam recriar a sequência de eventos da batalha de Fallujah (Guerra do Iraque) na forma de um game de ação tático em terceira pessoa. Six Days in Fallujah era, basicamente, um relato de um soldado que havia participado do confronto e pedido à desenvolvedora para criar um game com base nas suas experiências na guerra. Um jogo tão controverso como este foi um prato cheio para a mídia. Grupos de advogados, juntamente com outros veteranos de guerra caíram matando, principalmente pelo fato de que o conflito ainda estava acontecendo quando o game foi anunciado. O resultado dessa história foi que a Konami decidiu se afastar do projeto, temendo uma possível repercussão negativa. Com o game completo em mãos, porém sem conseguir um acordo com nenhuma outra publisher, a Atomic Games decidiu cancelar o seu lançamento em 2010.

 

 

2) Silent Hills (PlayStation 4)

Em meados de 2014, uma demo de horror gratuita foi lançada para PlayStation 4. Tratava-se de “P.T.”, uma abreviação de Playable Teaser (que inclusive marcou presença no nosso TBX Top 5 – Os 5 Jogos mais assustadores de todos os tempos). Nele os jogadores eram submersos em uma experiência ultra-realista e aterrorizante! Guiados por um corredor medonho repetidas vezes, tinham que solucionar vários enigmas para alcançar o final. Aqueles que conseguiram terminar a demo (e não infartaram!) puderam apreciar o trailer de um novo game da série Silent Hill, dirigido por Hideo Kojima e Guillermo del Toro. Infelizmente, parece que a Konami decidiu encerrar o projeto de forma não amigável, levando ao desligamento de Kojima e a retirada de P.T. da PS Store. A boa notícia é que, após sua saída da Konami, Kojima fundou seu próprio estúdio e hoje trabalha no desenvolvimento de Death Stranding. O jogo deve chegar ao mercado num futuro próximo.

 

 

1) Star Wars 1313 (PC / Xbox One / PlayStation 4)

Eis um game que dói o caração saber que foi cancelado. Star Wars 1313 colocava os jogadores na pele de um Boba Fett mais jovem, explorando o submundo ainda desconhecido de Coruscant. A ambientação do jogo era igualmente impressionante, baseando-se em um ambiente mais obscuro, sujo e recheado de caçadores de recompensas. Um dos próprios desenvolvedores da LucasArts descreve o ambiente do game como “um lugar opressor, que coloca todo seu peso sobre os ombros do jogador”. Infelizmente, o jogo foi cancelado quando a Disney comprou a LucasFilm, fechando a LucasArts e encerrando todos os projetos. Os direitos sobre os games da franquia Star Wars passaram então para a EA Games, que nunca chegou a lançar o jogo. É possível que, no futuro, a EA ou a Disney dêem continuidade ao game, mas até o momento é melhor não criarmos expectativas.

 

 

As menções honrosas de hoje vão para aqueles games que, por pouco, não entraram na nossa lista. Mesmo tendo seu desenvolvimento cancelado, os jogos abaixo seriam um espetáculo aos olhos dos gamers mais aficcionados. Quem sabe ainda veremos algum deles num futuro próximo?

  • Fallout Online (Ainda sem plataforma)
  • B.C. (Xbox)
  • Code Name: LMNO (PC / Xbox 360 / PlayStation 3)
  • Fortress (PlayStation 3)
  • Tom Clancy’s Rainbow Six: Patriots (PC / Xbox One / PlayStation 4)
  • Star Fox 2 (SNES)

 

Por hora, o primeiro TBX Top 5 do ano vai ficando por aqui! Nos vemos em breve! Não esqueça de divulgar e deixar seu comentário!

Ainda não conferiu o nosso último Top 5 “5 games mais aguardados de 2018“? Basta clicar neste link.

 

Até a próxima!

 

Tatuagens e jogos eletrônicos. Duas palavras definem perfeitamente este carioca que, por sinal, não faz a menor ideia de como escrever a própria bio. Um menino metodicamente organizado, prefere o aconchego do sofá e uma boa série a uma noitada com os amigos (mas não recusa o convite). O típico garoto gordinho e viciado em vídeo game que cresceu e se tornou um adulto nerd (ainda gordinho, por sinal).Voar, hospitais e quartos escuros são seus três grandes medos. Às vezes ele os enfrenta, às vezes não (se for um quarto escuro NO hospital, pode esquecer). Faz uso excessivo dos parênteses, pois adora expressar sua opinião sobre as coisas. Afinal, quem não?

Propaganda
Propaganda

Review TBX

Propaganda

Mais lidas