Conectar-se com

Artigo

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

Publicado

Em

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

Vikings. Uma história de homens digna de ser enaltecida por deuses em Valhala

 

Cara gente nerd… Vikings é uma série canadense que surgiu em 2013 e é produzida pelo canal History. A impressão que se tem é que, no início, a ideia da emissora era lançar um “sub-produto de Game of Thrones“, sendo esse baseado em fatos reais. Sem qualquer pretensão maior, foram encomendados apenas nove episódios, já meio que desacreditando do potencial que tinham em mãos.

Mas o “sub-produto” desencorajado deu certo. A conquista para a visibilidade que tem atualmente foi gradativa à medida que a produção mostrou resultados excelentes ao passar dos anos. Consequentemente a leva de fãs de Game of Thrones acabou adotando a nova série como uma irmã mais realista da distopia medieval de Westeros.

Vikings começa sua trajetória contando a história de Ragnar Lothbrok, um guerreiro nórdico, medieval de vida simples que vive de caçar e pescar (quando não está batalhando). Porém Ragnar tem em si um ímpeto muito maior. Ele deseja conquistar outras terras, outros mares, e para isso precisa enfrentar a oposição direta do Earl Haraldson, líder de seu povo.

 

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

 

A primeira temporada se baseia nisso, e é justamente o que você precisa saber para entender a essência de Vikings. O que posso dizer é que a série vem prendendo seus fãs pela agilidade em desenvolver arcos e ter reviravoltas no seu roteiro. Tudo é incerto, todos estão em risco e expostos.
A série da oportunidade a todos os seus personagens a se desenvolverem, imprescindíveis em alguns momentos e irrelevantes em outros. A produção acaba sendo visceralmente realista e cruel ao passar dos episódios.

Para assistir Vikings você precisa estar preparado para não criar laços, não ter pena, pois muitos morrerão. Alguns justamente, alguns injustamente, outros em momentos em que você não vai acreditar. Ainda tem aqueles que sobreviverão a batalhas épicas, mas morrerão em meio a uma peste. Por isso, para continuar assistindo a série, é recomendado dar importância a todo o conteúdo e não ter preferências. Ela acaba se tornando uma série que apenas os fortes sobrevivem assistindo, já que a impunidade e a injustiça estão presentes em cada capítulo. Você passa a analisar o quanto o homem poder ser bárbaro e cruel se achar que isso é justificável. Como se presenciássemos um apocalipse zumbi medieval do ponto de vista das criaturas irracionais com sede de sangue. E gostássemos disso.

 

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

 

O elenco de Vikings é primoroso e um ponto primordial para o sucesso alcançado. Nomes como Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Clive Standen, Jessalyn Gilsig, Gustaf Skarsgård, George Blagden e Alexander Ludwig, defenderam tão bem seus personagens que foram os responsáveis pela renovação da série ao longo das primeiras temporadas.

Enquanto assistimos os episódios acreditamos fielmente na existência daquelas pessoas e que eram exatamente como estão sendo mostradas. Por alguns minutos um véu de realidade cai sobre nossos olhos e passamos a ser envolvidos pelo universo a nossa frente. Nas temporadas seguintes outros nomes como Alex Høgh, Marco Ilsø e Moe Dunford assumem seus personagens fielmente absorvidos pelo clima já estabelecido. Parece até que existe um feitiço medieval de encanto ao redor da trama.

 

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

 

A produção iniciou visivelmente limitada e reduzida, mas em nenhum momento precária ou com pontos questionáveis. Mas é perceptível que, ao longo da série, ocorre um crescimento nos investimentos, o que vai a tornando impecável. Não é a toa que ostenta uma coleção de cenas marcantes de batalha, tão épicas quanto a cena do Abismo de Helm em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. A fotografia suja da um tom que é seguido como regra ao longo do tempo.

 

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

 

A série também tem a cultura e crença nórdica como pano de fundo. Os contos dos deuses servem para impulsionar seus personagens e motivá-los a alcançar seus objetivos. Isso acaba servindo de contraponto ao cristianismo, que estava se espalhando pela Europa, havendo constantemente um embate das duas ideologias. Tal situação se confunde com o embate entre homens por poder, como se na ausência de um motivo os líderes usassem suas crenças para justificar suas batalhas.

 

Você já assistiu Vikings? A série nórdica que conquistou o mundo

 

A quinta temporada da série estreou no dia 29 de novembro deste ano nos EUA. No Brasil é exibida quase que simultaneamente pelo canal Fox Premium 2 e disponibilizada no serviço de streaming da Fox, o Fox Play, já com vinte episódios. Também já foi confirmada a produção da sexta temporada, marcada para o meio do ano de 2018.

Ou seja, meu amigo, se você assiste a série segure minha mão e aguarde a volta dessa nova temporada pacientemente. Mas se você não conhecia e ficou com vontade de assistir, aproveita nesse fim de ano, pois Vikings está disponível na Netflix e é uma ótima opção para maratonar.

 

 

Vikings conseguiu nascer despretensiosamente em um canal com pouca visibilidade e tomar seu lugar em meio ao público nerd. O compromisso com a proposta inicial e coerência em sua trama dão a segurança para quem assiste. O que cabe de agora em diante aos seus fãs é esperar que continue cumprindo com o que promete. Quem sabe tornar um épico dos deuses a história de Ragnar Lothbrok e seus herdeiros.

 

Comentários via Facebook

Um apaixonado por livros, Lannister de nascença, sonserino por seleção. Um desbravador sob Terras Nerds. Que adora experiências e ideias, procurando sempre mais. Viciado em séries e filmes. Que vive por escrever e escreve porque/o que vive. Dono do blog @caragentenerd no Instagram.

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS