Conectar-se com

Curiosidades

Hamilton | Musical americano vira fenômeno mundial

Publicado

Em

Um musical que pode nos dizer muito sobre a atualidade.

 

Você pode não ser totalmente aficionado com musicais, mas, em algum momento nas redes sociais, já ouviu alguém falar sobre Hamilton. Esse musical, cujo livro, música e letras foram escritas pelo ator e cantor Lin-Manuel Miranda, desde sua estreia em 2015, vem batendo recordes de bilheterias em Nova York e Chicago e, em breve, na cidade de São Francisco e na cidade de Londres. Agora vem a pergunta: Sobre o que esse musical fala e por que esse musical virou um fenômeno?

 

Foto do musical “Hamilton”.

 

O musical Hamilton foi inspirado no livro biográfico “Alexander Hamilton”, escrito por Ron Chernow, e conta a história de Alexander Hamilton, um imigrante órfão caribenho que, após um furacão na sua terra natal, veio morar em Nova York em busca de conhecimento e nova vida e acaba se tornando um dos pais fundadores dos Estados Unidos, participando efetivamente na independência americana e por fim se tornando o primeiro tesoureiro dos Estados Unidos e seu rosto é famoso na nota de 10 dólares. O musical é dividido em dois atos e possuem no total de 46 músicas todas escritas pelo Lin-Manuel Miranda que, também, atuou no papel principal de Hamilton no musical da Broadway até julho de 2016.

 

Elenco de Hamilton na primeira formação .

 

Mas isso, não é o suficiente para convencer sobre o sucesso que essa peça teve. A maioria das músicas da apresentação, tem como base o hip-hop, estilo bastante popular nos Estados Unidos, o que chamou atenção dos críticos em contar uma história bibliográfica clássica americana através de um ritmo moderno e “fora dos padrões” dos musicais da Broadway. O elenco também tem bastante destaque. Filho de porto-riquenhos, Lin-Manuel Miranda resolveu chamar um elenco que realmente representasse os Estados Unidos nos dias de hoje: diverso. Com isso, o elenco é composto com pessoas de várias etnias e raças, tanto que, muitos dos personagens principais são representados por atores negros e atores de descendência latina e asiática. Mas não é a primeira vez que Lin-Manuel traz essa fórmula nos palcos. Em 2008, ele escreveu In The Heights (Nas Alturas, no Brasil) o qual conta a história de um rapaz chamado Usnavi. Nessa peça, se percebe a importância dos latinos nos Estados Unidos e o elenco é bastante composto por pessoas de descendência latina, o que acalentou o sucesso da peça naquela época.

 

In the Heights, 2008

 

Com essa irreverência, assim como In The Heights em 2008, Hamilton ganhou o prêmio Tony de Melhor Musical do ano em 2016. O musical levou no total de 11 Tonys e bateu o recorde de indicações em toda a história da premiação do Tony Awards (16 indicações). Também levou para casa o Grammy em Melhor Álbum de Teatro Musical e  Prêmio Pulitzer de Drama em 2016. Quando iremos ver Hamilton no Brasil? Aí é uma incógnita. Ainda não se tem previsão, mas como In The Heights já teve uma versão brasileira em 2014 em São Paulo, não é difícil ter esperanças em ter Hamilton nos palcos brasileiros. A musical já chegou às terras inglesas e, com o sucesso, não será difícil em despertar interesses no Brasil. Por enquanto, pode-se ler sobre o musical nas páginas oficiais e toda a trilha está disponível no Spotify para escutar, e você pode adquirir a trilha no Itunes e na Amazon.

Agora se despertou o interesse também sobre o homem atrás desse musical, Lin-Manuel Miranda participou da trilha sonora do novo filme da Disney Moana e está concorrendo ao Oscar de Melhor Canção com “How Far I’ll Go” esse ano. Ele também lançou o Hamilton Mixtape, que conta com vários artistas (entre eles: Sia, John Legend, Alicia Keys entre outros) cantando demos do musical Hamilton e novas músicas escritas por ele. Já como ator, ele está no elenco principal de Mary Poppins Returns, ao lado de Emily Blunt, Meryl Streep e Colin Firth. Lembrando também que, tanto a trilha sonora de Moana como também Hamilton Mixtape estão disponíveis no Itunes, Amazon e Spotify.

 

Moana, Disney 2016

 

Hamilton pode não ser o único musical revolucionário do mundo. Mas com certeza entrou na história por sua genialidade e modernidade e com certeza vai servir de inspiração para jovens que buscam o sucesso e o amor pelos musicais da Broadway.

 

Comentários via Facebook

Publicitário, cosplayer, gamer, otaku, viciado em séries e colecionador de action figures. Um mix de tudo o que um verdadeiro geek pode ser. Vivendo a vida intensamente a cada segundo, mantendo-se sempre antenado nas novidades desse incrível e expansivo universo. Um pernambucano de nascimento e paulista de coração.

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019 desenvolvido por: VISUALS