Conectar-se com

Artigo

Qual o limite do spoiler? Descubra

Publicado

Em

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

Descubra até quando um fato revelado pode ser considerado spoiler

 

Quem nunca recebeu um spoiler? Spoiler é um fato referente a uma determinada obra que é revelado para a pessoa antes que ela tenha conferido este acontecimento no enredo, interferindo assim na experiência do expectador com o elemento surpresa.

Existem aqueles que não se importam em saber o que acontece em determinado filme, série ou livro antes de conferir na íntegra a obra. Existem aqueles que se importam e independente do tempo que determinada peça esteja na mídia, ficam enfurecidos ao ter o elemento surpresa revelado.

Mas até quando um fato sobre determinada obra é considerado spoiler?

O fato é que não existe um prazo de validade para determinar se o acontecimento revelado é considerado ou não spoiler, até porque a raiz do problema não está no tempo que o spoiler pode ou não ser revelado, mas sim na forma em como você lida com spoiler.

 

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

Se de um lado é necessário que aquele ou aquela que já tem o conhecimento sobre a obra tenha também o bom senso de não revelar para a pessoa que não quer interferência no elemento surpresa, de outro, a pessoa que não deseja receber esse conteúdo involuntário deve ter o bom senso de não se envolver com informação noticiosa relacionada aquela determinada obra e também consumir o quanto antes o determinado conteúdo. Quanto mais tempo o expectador demora para assistir ou ler na integra determinada obra, mais chances ele tem de receber um spoiler, seja por notícias relacionadas ao tema, ou seja pela sequência de determinada obra que pode vir a revelar detalhes que ainda não foram vistos pelo atrasado.

 

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

Assim como não é certo ser inconveniente revelando determinada obra só para destruir a experiência de surpresa daquele que não assistiu, também não é conveniente que o expectador exija que não seja revelado o conteúdo de uma obra que está há anos no mercado.

Além disso, conteúdo noticioso não é spoiler. Se fosse dessa forma, os jornais seriam os maiores propagadores de spoilers do que acontece no mundo. O conteúdo noticioso está ali disponível para quem voluntariamente deseja consumí-lo. Informar é importante. Além disso, muitos canais de notícia utilizam do recurso ‘Spoiler Alert!’, que nada mais é que o ato de informar o leitor ou expectador que a partir daquele momento poderá ser revelado determinado spoiler.

 

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

 

Spoiler Alert!
Esse artigo sobre spoiler pode conter algum spoiler a partir de agora.

 

A Morte de Glenn

 

Um dos spoilers que viralizaram nas redes sociais foi sobre a morte do personagem Glenn Rhee de The Walking Dead. Na época, pessoas de má fé compartilharam nas redes sociais um gif. com a fatídica cena onde o rapaz era assassinado pelo vilão Negan. Um fato contundente de que o culpado por um spoiler pode ser o propagador e não o expectador.

 

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

Se voltarmos ainda mais no tempo, é possível relembrar outro caso de spoiler que se tornou famoso: A Morte de Alvo Dumbledore em Harry Potter. O falecimento de um dos personagens mais icônicos da saga, deixou os fãs que acompanhavam o bruxo pelos filmes em desvantagem por aqueles que haviam lido os livros.

 

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

Atualmente, um dos títulos mais temidos de spoiler é sem dúvida a aclamada série de Game of Thrones. Adiantada, as temporadas já alcançaram o ritmo dos livros que estão sendo lançados, tornando muito mais exclusivos os acontecimentos futuros da série.

 

Qual o limite do spoiler? Descubra

 

O fato é que não é nada agradável receber um spoiler sem o prévio consentimento. Por isso, o mais correto que haja uma divisão proporcional das responsabilidades tanto para quem conta o spoiler quanto para pode vir a recebê-lo, estando ciente que quanto mais tempo se demora para consumir a obra, mais suscetível você vai ser a esse temido e revelador fato chamado spoiler.

 

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Propaganda
Propaganda

Review TBX

Propaganda

Mais lidas