Conectar-se com

Artigo

TBX Top 5 | Dicas de filmes para ver antes do Natal

Publicado

Em

Top 5: Filmes para ver antes do Natal

 

Dicas marotas para você curtir um bom filme no clima natalino

 

Cara gente nerd… O ser humano que aqui vos fala não é o maior fã do Natal. Digamos que durante essa época do ano busco ficar recluso em minha caverna no alto da montanha, apenas observando a alegria dos habitantes de “Quemlândia”. 

Mas, como qualquer ser humano, estou sujeito às peculiaridades dessa época. Momento em que as pessoas mandam cartões com mensagens de fé e esperança para todo mundo (como se durante o ano esses tópicos não precisassem ser lembrados), enchendo nossas caixas de e-mail e Facebook de conteúdo que não tiveram nem o cuidado de escrever, apenas procuraram em um site qualquer o cartão que fosse mais chamativo. Na verdade é nessa época que aquelas mensagens do tipo “passe isso para mais 300 pessoas, pule em um pé só e Jesus lhe concederá um milagre” tomarão conta dos grupos familiares no WhatsApp. Nesse momento o “tio do pavê” está mandando mensagem perguntando onde vai ser a festa. Também é agora que você se desdobra pensando como presentar o amigo secreto da “firma”, que não conhece/não gosta, passará horas pesquisando sobre o melhor presente, gasta uma grana e no fim ganhará de volta um par de meias. Sem esquecer que é nessa época que a Globo joga Roberto Carlos na nossa cara e diz “lidem com isso”, mas pensem positivo, não tem mais Xuxa.

Porém o Natal não é de todo mau. Existem aqueles que têm boas intenções, deixam o consumismo de lado e usam essa época para celebrar o nascimento de Jesus (embora seja comprovado historicamente que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, pasmem).

Entre as coisas que não são de todo mau estão os filmes natalinos (os bons), aqueles preferivelmente dos anos 80, 90 e 2000, que passavam na Sessão da Tarde (quando prestava). Tais filmes traziam mensagens realmente válidas durante essa época, nos dando algo para ser analisado e pensado.

Por isso, a equipe da Trecobox apresenta para você um Top 5 de filmes que você precisa ver para dar maior sentido ao seu Natal. Confira!

 

1 – Um Herói de Brinquedo (Jingle All the Way)

 

Top 5: Filmes para ver antes do Natal

 

Confesso que quando vi a primeira propaganda desse filme torci o nariz. Tenho preguiça de qualquer coisa que envolva Arnold Schwarzenegger (salvo Um Tira no Jardim de Infância). Porém, em meio a um ambiente desacreditado, surgiu essa pérola divertida e dinâmica, que soube aproveitar da melhor maneira seus recursos. A direção soube usar a má interpretação do ator (acredite, ficou legal) como uma boa composição para um pai que esquece de comprar o presente de Natal do filho e que passará a véspera correndo atrás disso. Além de fazer uma crítica direta ao consumismo desenfreado que nos submetemos nesse período, o longa destaca a perda do sentido e dos valores que, muitas vezes, nos submetemos por não prestar atenção nas pessoas ao nosso redor.

 

2 – Férias Frustradas de Natal (National Lampoon’s Christmas Vacation)

 

Top 5: Filmes para ver antes do Natal

 

Toda a série Férias Frustradas é ótima e deve ser apreciada. Mas esse filme consegue ir ao extremo do absurdo e do inusitado, fazendo escola para filmes como Se Beber não Case. A premissa segue a partir do momento em que a família Griswold decide não viajar (revolucionando o roteiro), passando o Natal em casa, recebendo os amigos e parentes. Contudo as coisas não darão certo e a família se envolverá em muitas encrencas e altas aventuras (me senti o locutor da sessão da tarde).

O filme faz uma crítica escancarada a situações que muitas vezes nos obrigamos a passar por ser fim de ano, sendo simpáticos e solícitos uns com os outros quando na verdade queremos jogar tudo para o alto e falar algumas verdades. Férias Frustradas de Natal trata diretamente do ataque de nervos que passamos durante as reuniões em família, onde precisamos estar sempre bem para que todos pensem que está realmente tudo bem. O filme consegue ser divertido, pois constrói as situações que muitos de nós já passamos e as desconstrói com “cara de pau”, coragem e autenticidade que às vezes nos falta.

 

3 – Meu Papai é Noel (The Santa Clause)

 

Top 5: Filmes para ver antes do Natal

 

E se o seu pai virasse o Papai Noel? Essa é a pergunta do filme em sua sinopse. Talvez sendo um dos poucos que se aproxima de fazer o espectador buscar o verdadeiro sentido do espírito natalino. A produção é muito divertida e o elenco brilhante, com um roteiro ótimo que dá todo o sentido necessário. Esse é o tipo de filme que conseguiu ser tão legal que rendeu uma sequência tão boa quanto o primeiro. Falando sobre comprometimento, sacrifício, desprendimento e empatia, Meu Papai é Noel mostra que as vezes quando doamos, e quando nos doamos, também recebemos presentes em troca.

 

4 – O Grinch (How the Grinch Stole Christmas)

 

Top 5: Filmes para ver antes do Natal

 

Quando vejo O Grinch sinto estar diante de uma biografia não autorizada. É um dos melhores do período, que retrata como nos comportamos no Natal. O consumismo exacerbado, a falta de noção e o questionamento do real sentido do espírito natalino.

Grinch é um mostro que mora no alto de uma montanha e odeia o Natal. Ele vive próximo a uma cidade que ama o feriado, mas não entende muito seu sentido e propósito. No entanto, as coisas começam a mudar quando uma garotinha (Taylor Momsen, hoje uma roqueira muito rebelde) passa a questionar o real sentido do Natal.

Jim Carrey é caricato na medida perfeita, ação exigida pelo personagem, além de ter ótimas tiradas (agradecimentos a Guilherme Briggs, que torna a dublagem um show à parte). O Grinch é um filme propositalmente irritante, que transmite a nós o sentimento do monstro em não gostar do feriado e da menina por não o entender. Vale destacar que ele também pincela lições sobre inclusão e amor incondicional, transformando, com o passar do tempo, o monstro horroroso em uma criatura no mínimo simpática.

 

5 – Um Duende em Nova York (Elf)

 

Top 5: Filmes para ver antes do Natal

 

Will Ferrel simplesmente toma conta dessa comédia com maestria. Interpretando um elfo que trabalha na fábrica do Papai Noel e descobre que não é um elfo de verdade. Ele então se muda para Nova York para procurar sua real essência. As falas de Will e seu personagem ingênuo (uma criança em corpo de adulto) conseguem entreter a ponto de realmente comprarmos a história proposta. Além de fazer um contraponto diretamente ao sentimento de avareza e ganho material, que muitas vezes estamos envolvidos sem ao menos saber. Há também uma ênfase no ganho de experiências e valores que podemos conseguir se nos desapegarmos um pouco do que está em mãos, sendo no fim um filme leve e fácil de ser assistido.

Claro que o Natal não se resume a esses filmes apenas. Também merecem menção aqui filmes como: Esqueceram de Mim 1 e 2 (somente esses), O Expresso Polar, O Natal do Mickey e O Estranho Mundo de Jack (questionável se é de Natal ou Halloween).

 

É isso, caros leitores. Assim ficamos com mais uma lista, esperando que você aproveite e desfrute das indicações, gostando ou não do Natal. Comente e indique filmes natalinos que você sempre assiste e acha importante serem lembrados.

 

Um apaixonado por livros, Lannister de nascença, sonserino por seleção. Um desbravador sob Terras Nerds. Que adora experiências e ideias, procurando sempre mais. Viciado em séries e filmes. Que vive por escrever e escreve porque/o que vive. Dono do blog @caragentenerd no Instagram.

Propaganda
Propaganda

Review TBX

Propaganda

Mais lidas