Conectar-se com

Tecnologia

‘Isso é tão Black Mirror!’ | China quer implantar sistema de avaliação de pessoas. Entenda

Publicado

Em

'Isso é tão Black Mirror!' | China quer implantar sistema de avaliação de pessoas

 

Algo que parecida ficção pode se tornar realidade na China

 

A China tem o projeto de implantar um sistema de avaliação de pessoas. Assim como acontece em um determinado episódio de Black Mirror, ela utilizará dessa tecnologia para administrar o “crédito social” que será garantido as pessoas.

O projeto foi concebido em 2014 e somente agora passa a ser testado. A ideia é que os aproximados 1,3 bilhão de chineses sejam monitorados e avaliados pelo que compram, consomem, fazem, se tem ou não filhos, cônjuge, família. Com os resultados, será gerado um score de confiabilidade da pessoa, a ser divulgado publicamente para quem queira consultar.

 

O episódio ‘Nosedive’ de Black Mirror aborda um sistema de avaliação de pessoas.

 

Atualmente o WeChat, espécie de WhatsApp chinês, tem sido fonte de coleta desses dados avaliativos. Outro aplicativo da desenvolvedora Tencent que entrará na colaboração será o QQChat.

Como fonte de dados de compra, está sendo estudado o Alipay, serviço de pagamento do Alibaba, plataforma de e-commerce.

 

“Alguém que joga videogame dez horas por dia, por exemplo, seria considerado alguém preguiçoso. Alguém que compra fraldas, provavelmente tem filhos, e é considerado alguém mais responsável”. – Diz Li Wingyun, diretor de tecnologia da Sesame Credit a revista Wired.

 

O objetivo é que pessoas de acordo com o modelo de comportamento e vivência padronizado pelo governo sejam beneficiadas, e as que não se encaixem sejam punidas. Em Black Mirror, as pessoas tinham um score de avaliação de acordo com a pontuação dada por outras pessoas.

Em tempo, Black Mirror é uma série de televisão britânica criada por Charlie Brooker. Os episódios não possuem ligação entre si, mas questionam através de ficção os comportamentos da sociedade atual.

Vale a pena conferir.

 

 

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Propaganda
Propaganda

Review TBX

Propaganda

Mais lidas