Conectar-se com

Artigo

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

Publicado

Em

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

Seja para o amigo secreto, familiares ou o crush… dê livros de presente!

 

Fim de ano chegando e com ele vem aquele sorteio maroto da firma, o amigo secreto (ou amigo oculto). Independente da nomenclatura, sempre ficamos na dúvida quanto ao presente (principalmente quando você tira o temido papelzinho com o nome do chefe). Pensando nisso, separamos uma lista com 10 sugestões de livros para você presentar neste fim de ano, afinal, dar livros dê presente é um elogio e tanto. Confira  abaixo:

 

1 – Todo Amor (Vinicius de Moraes)

Lançado em 2017 pela editora Companhia das Letras, Todo Amor é uma coletânea de poemas do mestre Vinicius de Moraes. O livro é belíssimo, em capa dura e repleto de fotografias e ilustrações. Não precisa nem de embalagem de tão lindo que ele é.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Vinicius de Moraes reinventou o amor. O tema parecia velho quando ele aliou a poesia dos livros à música popular, trazendo o amor para o centro das atenções como uma emoção sempre nova. Com organização do poeta Eucanaã Ferraz, Todo amor reúne mais de cem fragmentos — entre cartas, crônicas, poemas e letras de canção — que formam um painel admirável e apaixonante. De “Eu sei que vou te amar” até “Canto triste”, o leitor pode observar a enorme variedade de formas que esse sentimento assume na produção do poeta: a alegria, a tristeza, o ciúme, a devoção absoluta, a veneração, o arrependimento, o perdão, o lance cômico e a expectativa do fim.

 

2 – No Seu Pescoço (Chimamanda Ngozi Adichie)

A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é uma das autoras contemporâneas mais aclamadas da atualidade. E não é para menos, com sua escrita envolvente, intercalando entre o ácido e o sensível, Chimamanda dá voz a milhões de pessoas, especialmente às mulheres.

No Seu Pescoço é uma coletânea de contos lançado originalmente em 2009. No Brasil, o livro foi publicado pela Companhia das Letras em 2017.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Publicado em inglês em 2009, No seu pescoço contém todos os elementos que fazem de Adichie uma das principais escritoras contemporâneas. Nos doze contos que compõem o volume, encontramos a sensibilidade da autora voltada para a temática da imigração, da desigualdade racial, dos conflitos religiosos e das relações familiares. Combinando técnicas da narrativa convencional com experimentalismo, como no conto que dá nome ao livro — escrito em segunda pessoa —, Adichie parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal que há em cada um de nós e, com isso, proporciona a seus leitores a experiência da empatia, bem escassa em nossos tempos. ”

 

3 – Os Despossuídos (Ursula K. Le Guin)

 

Escrito em 1974, Os Despossuídos é um romance utópico que explora diversos temas pertinentes da nossa sociedade, dentre eles o anarquismo/coletivismo e o capitalismo/individualismo. É muito interessante analisar os dois extremos e suas vantagens e desvantagens quando aplicados em sociedades iguais, porém diferentes ao mesmo tempo.

O título foi relançado na Brasil pela editora Aleph em 2017.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Ganhador do prêmio Nebula de melhor romance em 1974, além do Hugo e do Locus em 1975, Os Despossuídos lida com temas fundamentais a sua época, como o capitalismo, o comunismo russo e o anarquismo, além dos conceitos de individual e coletivo. O romance se passa em dois planetas-gêmeos, Uras e Anarres, com sistemas políticos opostos e prestes a entrar em guerra, numa alusão à Guerra Fria.

 

4 – O Circo Mecânico Tresaulti (Genevieve Valentine)

A escritora Genevieve Valentine nos apresenta um universo circense permeado por elementos steampunk. É impossível não sentir a aura da narrativa em cada página virada. O Circo Mecânico Tresaulti é um livro diferente de tudo o que você já leu, e acredite, isso é um elogio e tanto.

Vale ressaltar a beleza da edição publicada pela DarkSide Books, o livro é em capa dura e repleto de ilustrações incríveis. É um daqueles livros para ficar admirando depois da leitura.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Num mundo pós-apocalíptico, onde as pessoas não tem mais acesso à tecnologias de ponta, uma caravana leva esperança por onde passa. Os artistas são sobreviventes de guerra, que tiveram seus corpos mutilados reconstruídos com complexas estruturas mecânicas.

 

5 – O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

 

A série O Guia do Mochileiro das Galáxias é um clássico da ficção científica adorado pelo público nerd. Nem poderia ser diferente, com uma escrita muito peculiar e extremamente cativante, Douglas Adams nos insere em aventuras intergalácticas recheadas de humor ácido e debochado. Sem dúvida, uma ótima opção de presente para quem está começando a se interessar pelo tema.

A editora Arqueiro relançou o título no Brasil em 2009.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

 

6 – Tartarugas Até Lá Embaixo (John Green)

O autor mais queridinho pelos jovens lançou recentemente seu mais novo título: Tartarugas Até Lá Embaixo. Segundo o autor, apesar do livro narrar uma história ficcional, também é algo muito pessoal, pois a protagonista sofre do mesmo transtorno que ele: TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).

O livro foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca em outubro de 2017.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

 

7 – Simon vs. A Agenda Homo Sapiens (Becky Albertalli)

Uma boa pedida para aqueles que adoram ler o livro antes de ver o filme é Simon vs. A Agenda Homo Sapiens. O título ganhará uma versão cinematográfica prevista para março de 2018. Saiba mais clicando aqui.

O título foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca em fevereiro de 2016.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.

Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.

Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

 

8 – Cartas do Papai Noel (J. R. R. Tolkien)

Não poderíamos deixar de fora da lista pelo menos um livro com tema natalino. Dentre tantas opções, sugerimos o Cartas do Papai Noel “As memoráveis cartas e desenhos de Tolkien para os filhos em uma edição primorosa”.

O título foi lançado pela editora WMF Martins Fontes em janeiro de 2012. Qualquer título do Tolkien que você escolher para presentar neste fim de ano será uma ótima escolha.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte. Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a comovente última carta para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as memoráveis cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos em uma edição primorosa.

 

9 – Atômica – A Cidade Mais Fria (Autor: Antony Johnston / Arte:‎ Sam Hart)

Lançado recentemente no Brasil pela editora DarkSide Books, Atômica é uma graphic novel sobre espionagem que se passa na Berlim Oriental no ano de 1989. Uma trama repleta de reviravoltas e conspirações que foi tão bem recebida pelo público que já ganhou uma versão cinematográfica (incrível, diga-se de passagem) com Charlize Theron como a protagonista Lorraine Broughton.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Berlim, outubro de 1989. O muro que dividiu a Alemanha está prestes a cair, feito uma peça de dominó que acabará derrubando também a União Soviética e a impenetrável Cortina de Ferro. A Guerra Fria parece chegar ao fim, mas o assassinato de um agente secreto inglês do MI6 com informações inestimáveis — uma lista que contém os nomes de todos os espiões que atuam em Berlim — deixa claro que os dois lados ainda têm muito o que esconder, como até hoje.

 

10 – O Jardim das Palavras (Autor: Makoto Shinkai / Arte: Midori Motobashi)

Para encerrar a lista escolhemos um mangá com uma história simples, sensível e com um elemento especial que deixa tudo mais bonito: a chuva. O mangá O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa no original) é baseado no longa metragem animado de mesmo nome, escrito, dirigido, e editado pelo premiado diretor Makoto Shinkai.

O Jardim das Palavras é publicado no Brasil pela NewPOP Editora.

 

10 sugestões de livros para presentear neste fim de ano

 

Sinopse: Baseado no filme de Makoto Shinkai, “O Jardim das Palavras” é uma história tocante entre um casal unido pela chuva. Takao Akizuki é um colegial que sonha em ser sapateiro e passa os dias desenhando e criando novos modelos, numa manhã chuvosa, em uma de suas escapadas para desenhar, conhece Yukari Yukino no jardim. Os dois passam a conversar e uma conexão especial nasce, agora, sempre que chove durante a manhã, os dois se encontram no jardim.

 

Dentro de cada livro há universos e histórias incríveis esperando para serem explorados. A leitura nos proporciona um sentimento de empatia que é levado para nossa convivência em sociedade, algo muito importante nos dias atuais.

Dê livros de presente!

 

Contadora (de números e histórias). Aquariana típica, meio futurista, meio démodé. Amante do universo literário e da cultura japonesa. Sempre com um livro e um mangá na bolsa, sonhando acordada a cada página virada. Apreciadora do bom e velho rock n roll. Filmes, animes, séries e um bom jogo de futebol também fazem parte dos meus dias. Acredito fielmente que feito é melhor do que perfeito.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas