Conectar-se com

Artigo

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

Publicado

Em

 

Antes do filme de Zack Snyder, Watchmen já era um sucesso nos quadrinhos

 

Cara gente nerd … Você já leu Watchmen? Não? Tudo bem, não tem problema. Mas sinceramente recomendamos que reserve um momento de sua vida para essa HQ.

Whatchmen é simplesmente uma das obras básicas fundamentadoras de parâmetros e ideias a serem seguidas para uma boa HQ. Seria uma das bíblias dos quadrinhos. Claro que não é a única, existem outras obras e arcos que deveriam ser obrigatoriamente lidas pelo público nerd e fãs do segmento. Confesso que não li todas, mas ainda lerei.

Lançada inicialmente entre 1986 e 1987, a série é escrita por Alan Moore e colorida por Dave Gibbons. Moore conseguiu tornar essa obra icônica, em meio a uma época de histórias rasas, indo de encontro a quadrinhos com heróis de conduta inquestionáveis e propondo perguntas como:
E se os heróis fossem humanos? E se as humanizações dos heróis os tornassem “vilões”?

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

Em meio ao cenário dos anos oitenta, e a premissa da investigação do assassinato de um herói de conduta questionável, a história se desenrola. Durante o jogo de diálogos de Watchmen somos apresentados a questionamentos, e situações que hoje em dia filmes, séries e HQs usam como receita para basear boas histórias. Embora as cores escolhidas por Dave Gibbons saltem aos olhos de quem lê, você percebe o tom sombrio e o peso nas falas dos personagens.

Alan Moore a todo tempo deixa claro o peso do compromisso de ser “perfeito” e ter nas costas a responsabilidade da justiça. E isso torna a obra tão importante, quebrando paradigmas, já que em muitos momentos o leitor se vê detestando o herói e compreendendo o vilão.

O fato de ter sido uma obra única (até então), com arco fechado (até então), deu ao autor o poder de desenvolver detalhadamente o caráter de seus personagens, com profundidade em seus conflitos e um passado palpável que justificava suas atitudes.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

Somos apresentados a uma heroína perdida em sua personalidade, ou falta dela, já que se tornou o que se tornou seguindo a carreira da mãe. Um homem que se vê frustrado ao perceber que ao longo da sua vida não construiu nada e, embora tenha tido coragem para enfrentar vilões e as situações mais perigosas, nunca conseguiu conquistar o coração da mulher que mais ama. Um homem que em circunstâncias excepcionais acabou se tornando uma entidade. Isso fez com que visse as coisas de um ponto de vista muito mais amplo, lhe dando poder de questionar se a humanidade realmente merece ser protegida. Um investigador que vive no passado e do passado, e em meio à mudança dos tempos, das circunstância, se recusa a abandonar aquilo que acredita.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

As tramas paralelas que se integram em um bom jogo de cenas dão ao leitor um contexto variado para ser observado e avaliado durante a leitura. Tornando a trama algo único e impecável desde sua concepção até a entrega do desfecho final.

Por isso quando foi noticiado a adaptação da HQ para os cinemas muitos leitores se sentiram inseguros da necessidade.

 

Você já assistiu Watchmen?

 

Se sim, ótimo, podemos continuar nossa conversa. Se não, por favor, em que mundo você vive?

Em 2009, a DC Comics,  dona dos direitos dos quadrinhos,  informou a adaptação para o cinema aos cuidados dos estúdios Warner Bros. Isso rendeu uma trama muito maior que o próprio quadrinho.

Primeiramente vivíamos em uma época de péssimas adaptações de filmes de heróis e quadrinhos para o cinema, Ben Affleck e O Demolidor que digam. Os fãs estavam totalmente inseguros e temerosos, além do fato de que Alan Moore e a DC travavam uma briga na justiça por direitos autorais da obra.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

A novela “Alan Moore vs DC Comics” se resume ao fato do autor não aceitar qualquer tipo de monetização sob a obra, com relançamentos, adaptações, action figures, ou produtos personalizados. Já a DC queria fazer dinheiro. Como resultado, Moore aprendeu a ler melhor seus contratos, renegou totalmente a adaptação ao cinema, afirmando que a ação deturpava os quadrinhos na telona. Enquanto isso, a DC continuou lucrando muito, já que, com o lançamento do filme, o número de produtos associados ao nome Watchmen simplesmente triplicaram.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

Em meio a todo esse contexto surgiu Zack Snyder, diretor e fã da história, que conseguiu dar o melhor tapa na cara dos fãs mais conservadores. Criando uma obra de arte que respeita a história original, registrando cada quadro dos quadrinhos e adicionando ao contexto uma trilha sonora impecável, além de cenas que até hoje são referências para produções cinematográficas do meio.

O frenesi por causa da direção de Snyder foi tamanho que o consagrou como o melhor diretor para adaptações cinematográficas. Motivo que levou o seu nome a ter tanta importância para Superman.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

O nome Watchmen acabou revivendo entre os nerds, o que chamou ainda mais a atenção da DC, fazendo com que mais versões dos quadrinhos fossem relançadas. Alan Moore provavelmente tenha arrancado as barbas em crises de ódio nessa época.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

O que consequentemente fez com que em 2012, movida pela vontade de fazer mais dinheiro ao impulso da renovação das tiragens de HQs, iniciado pelo movimento Novos 52, eis que surgiu uma nova ideia.

 

Você já leu Before Watchmen?

 

Bom, amigo nerd, se você já leu/viu Watchmen saberá muito bem do que estou falando. Caso não tenha feito nenhum dos dois, mas está curioso sobre todo o drama em volta desse quadrinho, senta que a história ainda não acabou.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

Before Watchmen surgiu para a ira de Alan Moore (que vivia recluso em uma caverna longe de todo mundo cansado da humanidade). O homem ouviu rumores do lançamento de quadrinhos que contavam histórias particulares de cada personagem. Isso foi o estopim para novas polêmicas, novas discussões e o mundo dos fãs dividido entre os que abraçavam a ideia e os que as renegavam. Vivemos os tempos de Vingadores vs X-Men.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

Os conservadores diziam que não havendo nas obras a aprovação do autor original feria totalmente a veracidade da história, tornando a ideia totalmente inadequada, sendo apenas mais uma maneira da editora conseguir mais dinheiro.

Os liberais dizem que as novas tramas seriam escritas por fãs, o que dava a mesma liberdade criativa que deu a Zack Snyder desenvolver o filme. Além do mais, o universo ainda poderia ser muito explorado.

A dualidade de opiniões também existiu nas avaliações dos quadrinhos publicados, existindo grupos dos que amaram, os que odiaram e os que não leram e não querem ouvir falar no assunto.

 

Você sabe o que é o projeto Doomsday Clock?

 

Em 2016 foi lançado o projeto #rebirth1, onde ensaios integrando o universo Watchmen à cronologia oficial da DC foram lançados medindo a febre dos leitores. No entanto, a falta de profundidade desses pontos fez os fãs questionarem ainda mais a necessidade do projeto. Posteriormente surgiu Doomsday Clock, que promete um embate entre Superman e Dr. Manhattan. A minissérie sai no fim desse mês nos EUA. Já no Brasil, o lançamento está marcado para o início de 2018, publicada pela Panini.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

 

Você sabia que Watchmen vai virar série?

 

Entre as notícias mais surpreendentes dos últimos meses está a adaptação da HQ para uma série produzida pela HBO. O canal confirmou ter encomendado um piloto e diz estarem muito entusiasmados com o desenvolvimento da produção.

 

Você já leu Watchmen? A polêmica história em quadrinhos da DC Comics

 

Ou seja, caro leitor, Watchmen é uma obra que se tornou complexa e controversa ao logo do tempo. Mesmo assim todos que já tiveram alguma ligação com ela sabem que não pode ser ignorada. Apesar dos surtos de ódio de Alan Moore e as jogadas de marketing da DC é visível que a sua riqueza de conteúdo a torna totalmente interessante, principalmente por conter todos os elementos que o mundo nerd adora saborear.

 

Um apaixonado por livros, Lannister de nascença, sonserino por seleção. Um desbravador sob Terras Nerds. Que adora experiências e ideias, procurando sempre mais. Viciado em séries e filmes. Que vive por escrever e escreve porque/o que vive. Dono do blog @caragentenerd no Instagram.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas