Conectar-se com

Tecnologia

Intel anuncia o fim da BIOS. Entenda

Publicado

Em

Intel anuncia o fim da BIOS. Entenda

BIOS foi um clássico firmware de inicialização

 

Quem é das antigas, certamente já deve ter ouvido falar sobre BIOS. O sistema BIOS, ou BIOS ROM é um clássico firmware de inicialização que possibilita o hardware ligar e desenvolver o funcionamento de um computador. Trata-se de um programa gravado em hardware de maneira permanente que torna possível sua inicialização. Em outras palavras, BIOS é responsável por garantir o carregamento do sistema operacional. Mas parece que o programa está com os dias contados.

 

Intel anuncia o fim da BIOS. Entenda

Provavelmente, você já se deparou com essa tela ao formatar um PC.

 

Até 2020, a Intel planeja ter encerrado 100% de seu suporte a esse tipo de tecnologia. Isso porque a empresa dará prioridade para o atual firmware UEFI Class 3. O plano é migrar e dedicar o seu suporte a esse novo tipo de tecnologia de inicialização e carregamento de sistema. UEFI suporta diagnósticos remotos e reparação de computadores sem a necessidade de outro sistema operacional.

Em tempo, a Intel vai começar impossibilitando os usuários de desabilitarem o UEFI para usar a BIOS através do CSM (Módulo de Suporte de Compatibilidade).

É bom estar preparado.

 

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais lidas