TBX Top 5 | Os 5 jogos mais assustadores de todos os tempos

Games marotos para fazer qualquer um dar pulos do sofá!

 

No mês do Halloween não poderíamos escolher uma lista mais assustadora para o nosso TBX Top 5! Independente da geração, um jogo de horror de respeito é capaz de descarregar um turbilhão de emoções até nos mais corajosos e destemidos. Aqui estão reunidos os 5 jogos que nos fizeram gritar, suar frio e nunca mais dormir com as luzes do quarto apagadas. Espero que você esteja preparado (pois eu não estou). Vamos começar:

 

5. Dead Space (2008)

Filmes como Alien e Lunar deixaram bem claro como o espaço pode ser um lugar sinistro, e Dead Space capturou esta essência de maneira única. No nosso quinto lugar está o primeiro game da franquia que deu origem ao famoso meme da internet “Ó o bicho vindo“. Em Dead Space o jogador controla Isaac Clarke, um engenheiro que precisa sobreviver após sua nave ser infestada por uma horda de necromorfos. E o pior ainda está por vir: o protagonista não possui nenhuma arma de fogo! Como engenheiro, o jogador precisa utilizar e manipular o que estiver disponível no cenário para se defender das criaturas. Todos estes fatores, juntamente com uma trilha sonora de tirar o fôlego, fazem com que Dead Space proporcione uma experiência de terror incomparável.

 

[arve url=”https://youtu.be/hMlUsGSALyY” align=”center” description=”Top 5 jogos assustadores” maxwidth=”650″ /]

 

4. Outlast (2013)

Em Outlast o jogador entra na pele de um reporter que precisa investigar os segredos de um hospital psiquiátrico abandonado. Munido apenas de uma câmera (de bateria limitada) com recurso de visão noturna, o protagonista deve adentrar ambientes escuros e assustadores. A ambientação do game é seu grande trunfo: diversas vezes é imposível enxergar sequer paraonde o jogador está indo e a visão noturna limitada se torna o seu mais valioso aliado. O resultado é um jogo extremamente assustador e que certamente fará você dar alguns pulos da cadeira e entrar em desepero ao ser perseguido por sei-lá-o-que.

 

[arve url=”https://youtu.be/F80Wv66GYSs” align=”center” description=”Top 5 jogos assustadores” maxwidth=”650″ /]

 

3. Fatal Frame II: Crimson Butterfly (2003)

Sabe o que é pior do que fugir de fantasmas em uma casa mal-assombrada? Ter que tirar foto deles para sobreviver. Em Fatal Frame 2 (se quiser sobreviver) o jogador precisa apontar sua câmera e tirar fotos das aparições que encontrar durante sua jornada. Segundo a história, duas irmãs gêmeas são levadas até um vilarejo e lá se deparam com diversas almas torturadas. Utilizando um tipo de câmera especial é preciso enquadrar os espíritos no momento certo para garantir que eles sejam libertados, o que coloca a protagonista em perigo constante, porém sem poder fugir. Ainda não se impressionou? O mais assutador é que o enredo do game é baseado em uma lenda urbana real no Japão…

 

[arve url=”https://youtu.be/BTEEsY8lMx0″ align=”center” description=”Top 5 jogos assustadores” maxwidth=”650″ /]

 

2. Silent Hill 2 (2001)

O nosso merecidíssimo segundo lugar vai para um game da franquia que redefiniu o conceito de jogos de terror. Silent Hill 2 te leva em uma jornada perturbadora pelo psicológico do protagonista, sem falar em todas as almas torturadas que ele encontra no caminho. No game o jogador encarna James Sunderland, um homem que é compelido à explorar a cidade de Silent Hill após receber uma carta de sua falecida esposa. Grande parte da tensão do jogo está nos ambientes sombrios e encontros que o jogador deverá enfrentar. Vale citar ainda que o famoso monstro Pyramid Head teve sua primeira aparição neste game… como se já não bastassem todas as outras criaturas.

 

[arve url=”https://youtu.be/dk7JkSArEdQ” align=”center” description=”Top 5 jogos assustadores” maxwidth=”650″ /]

 

1. P.T. / Silent Hills (Cancelado)

Pense num jogo de terror. Agora junte as mentes excêntricas de Hideo Kojima e Guilhermo Del Toro. Já da um arrepio só de imaginar não é mesmo? P.T é a sigla para Playable Teaser, ou seja, uma pequena amostra do que seria o jogo Silent Hills, caso ele chegasse a ser produzido. Se você conseguiu fazer o download da demo pelo breve momento que ela existiu, tenho certeza que nunca mais verá um corredor da mesma forma. O game força o jogador a reviver sequencialmente o mesmo ambiente, porém com diferentes elementos macabros a cada passagem. O modo como o mesmo cenário é manipulado diversas vezes para nos causar medo, associado à um final insano, são os quesitos que fazem com que P.T seja o nosso primeiro colocado.

 

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=tVylTfkDP5c” align=”center” description=”Top 5 jogos assustadores” maxwidth=”650″ /]

 

Nossa menções honrosas vão para os games que por pouco não entraram nesta lista. Estes games certamente ocupam um lugar especial nos nossos corações por representarem muito bem o gênero terror:

  • Alien Isolation;
  • Resident Evil HD;
  • Amnesia: The Dark Descendant;
  • F.E.A.R

*PS: Optamos por não incluir na lista os jogos de Realidade Aumentada (ou VR).

 

E neste clima horripilante encerramos o  TBX Top 5 de hoje. Se você souber de mais algum jogo que mereça estar nesta lista, deixe aqui nos comentários.

Ainda não conferiu o nosso último Top 5? Basta clicar neste link.

Nos vemos em breve… e… melhor não dormir com as luzes apagadas…