Preparamos uma lista com algumas obras literárias do gênero steampunk para que você se encante com esse fantástico universo da ficção. Confira!

Steampunk | Livros do gênero para você se aventurar na ficção

Aventuras em mundos distópicos e cheios de tecnologias… a vapor!

 

O steampunk, um dos subgêneros da ficção científica que mais tem se destacado nos últimos tempos, fará parte da nossa lista de indicações de livros da vez. Com uma ambientação focada no século XIX, o steampunk faz uma releitura da época acrescentando um avanço tecnológico das máquinas a vapor, mecânica e robótica. O resultado é um universo distópico onde maquinários surreais se confundem com cidades e estilos da era vitoriana.

Hoje o steampunk vem ganhando muitos fãs, o que despertou ainda mais trabalhos voltados ao gênero. Existem livros, filmes, games, animes e até mesmo decoração inspirados no gênero.

 

Como o nosso foco da vez vai de encontro aos livros com temática steampunk, separamos algumas obras que deixarão você ainda mais fascinado(a) por esse gênero fantástico. Confira:

 

1 – O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevieve Valentine

 

 

Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.

Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo.

A obra da talentosa Genevieve Valentine faz com que você mergulhe em uma história cheia de mistérios, onde personagens que sofreram durante a guerra buscam, através da magia do circo, trazer um pouco de alegria e alívio às pessoas. O Circo Mecânico apresenta algumas ilustrações interessantes que auxiliam na compreensão de elementos importantes na trama.

 

Onde encontrar: AmazonSubmarino, Saraiva e Livraria Cultura.

 

2 – Leviatã – a Missão Secreta, de Scott Westerfeld

 

 

Scott Westerfeld, autor da série Feios, reinventa aqui a Primeira Guerra Mundial em uma narrativa steampunk. Em lados opostos, mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos à vapor e darwinistas usam imensos animais geneticamente modificados, e adaptados para a batalha. Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, está sem saída. Perdeu seu título e o apoio do povo, restando apenas um imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens. Por outro lado, Deryn Sharp é uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Os caminhos dela e de Alek se cruzarão de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã para uma viagem que mudará suas vidas.

Leviatã faz parte de uma trilogia, sendo o primeiro livro. Westerfeld lançou as sequências Beemote e Golias, os quais ampliaram ainda mais o universo da Primeira Guerra Mundial recriados por ele. Vale muito a pena a leitura desta trilogia, pois os personagens são bem construídos e a trama é bastante envolvente.

Vale lembrar que a Fox adquiriu recentemente os direitos para produzir uma série de TV inspirada na trilogia de Leviatã.

 

Onde encontrar: Amazon, Submarino, Saraiva e Livraria Cultura.

 

3 – A Corte do Ar, de Stephen Hunt

 

 

Quando a órfã Molly Templar testemunha um assassinato brutal no bordel onde foi colocada como aprendiz, seu primeiro instinto é correr de volta para o orfanato em que cresceu. Ao chegar lá e encontrar todos os seus amigos mortos, percebe que ela era o verdadeiro alvo, pois seu sangue contém um segredo muito cobiçado pelos inimigos do Estado.

Enquanto isso, Oliver Brooks é acusado pela morte do tio, seu único familiar, e forçado a fugir na companhia de um misterioso agente da Corte do Ar. Perseguido pelo país, Oliver se vê cercado de ladrões, foras da lei e espiões, e pouco a pouco desvenda o segredo que destruiu sua vida.

Molly e Oliver serão confrontados por um poder antigo que se julgava destruído há milênios e que agora ameaça a própria civilização. Seus inimigos são implacáveis e numerosos, mas os dois órfãos terão a ajuda de um formidável grupo de amigos nesta aventura cheia de ação, drama e intriga.

A obra de Stephen Hunt foi aclamada pela crítica e é considerada uma das mais fascinantes histórias do gênero steampunk da atualidade.

 

Onde encontrar: Amazon, Submarino, Saraiva e Livraria Cultura.

 

4 – O Peculiar, de Stefan Bachmann

 

 

Parte romance gótico, parte mistério e aventura steampunk. Após a invasão do mundo pelos seres mágicos, as fadas foram aceitas entre os mortais, mas os mestiços não têm lugar, e a discrição pode ser a diferença entre a vida e a morte. Os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados, ocos, boiando no Tâmisa. Mas eles estão seguros em Bath, não? Talvez… Se não fosse pela misteriosa dama em veludo ameixa que aparece na vizinhança. Quem é ela? E o que quer?

A curiosa obra do jovem Stefan Bachmann faz uma fusão de fantasia gótica com elementos do steampunk que deixa o leitor fascinado. Nessa mágica aventura dos irmãos Barthy e Hettie nós podemos encontrar autômatos e outros maquinários do gênero steampunk.

Vale ressaltar que Bachmann começou a escrever O Peculiar quando tinha apenas 16 anos!

 

Onde encontrar: Amazon, Submarino, Saraiva e Livraria Cultura.

 

5 – Steampunk Poe, de Edgar Allan Poe

 

 

O livro do cultuado autor traz uma mescla dos já conhecidos contos com atmosfera gótica de Edgar Allan Poe somados a elementos marcantes do gênero Steampunk.

Embora muitos sempre tenham achado que figuras góticas e engrenagens enferrujadas se destinavam a ser parceiros brilhantes, o resultado surpreende tanto aos admiradores do escritor, quanto ao gênero. A obra de Poe é apresentada em textos completos, com os contos macabros de horror e mistério intensificados pelas igualmente mórbidas ilustrações no estilo Steampunk. Prepare-se, pois você pode nunca mais encarar Poe, ou o Steampunk da mesma maneira.

 

Onde encontrar: AmazonSaraiva e Livraria Cultura.

 

6 – A Máquina Diferencial, de  William Gibson e Bruce Sterling

 

 

Em uma versão alternativa da Inglaterra vitoriana, a ascensão do Partido Radical trouxe mudanças impressionantes. Pelas ruas da capital, cartolas e crinolinas misturam-se a cinétropos, gurneys e cabriolés. O trem metropolitano e o sistema de esgotos revolucionam a rede urbana. Tudo graças às conquistas científicas alcançadas pela Máquina: no auge da Revolução Industrial, os avanços promovidos pela tecnologia a vapor anunciam a era da informática. Com um século de antecedência. Mas Londres também é uma cidade em convulsão. O alvoroço causado pela turba desordeira assusta a população. Além disso, uma conspiração mais sofisticada – porém não menos perigosa – parece ameaçar a segurança e a estabilidade de todo o país.

Enquanto isso, uma misteriosa caixa com cartões perfurados é objeto de cobiça e disputa, pois guarda um segredo estratégico, ligado a interesses nebulosos. Acidentalmente ou não, ela cai nas mãos de diferentes personagens, mudando suas vidas: Sybil Gerard, ex-amante de um político influente e filha de um insurreto executado; Ada Byron, filha de Lorde Byron, então primeiro-ministro da Inglaterra; e Edward Mallory, um respeitado cientista, descobridor do famoso Leviatã Terrestre.

A Máquina Diferencial é uma excelente obra, com uma representação fascinante e realista do que poderia ser um verdadeiro avanço tecnológico das máquinas no período da Revolução Industrial. Sem dúvida este é um dos livros que melhor representa o gênero steampunk. Vale muito a leitura!

 

Onde encontrar: Amazon, Submarino, Saraiva e Livraria Cultura.

 

7 – A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares

 

 

Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores: a exposição dos órgãos de suas vítimas.

A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos.

Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em brilhante reinvenção: Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, de Álvares de Azevedo, entre outros.

Uma obra envolvente do escritor brasileiro Enéias Tavares, que transporta inúmeros personagens conhecidos da literatura brasileira em um universo steampunk cercado por mistérios. A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison traz uma distopia deliciosa de ler, lembrando que toda a história é ambientada no nosso país, o que difere da maioria das obras do gênero.

 

Onde encontrar: Amazon, Submarino, Saraiva e Livraria Cultura.

 

Ficamos por aqui. Esperamos que tenham gostado da nossa seleção e que possam conhecer um pouco mais sobre esse fascinante gênero literário. Em breve traremos muito mais coisas sobre o steampunk.

Sentiu falta de algum livro nesta lista? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

 

Publicitário, cosplayer, gamer, otaku, viciado em séries e colecionador de action figures. Um mix de tudo o que um verdadeiro geek pode ser. Vivendo a vida intensamente a cada segundo, mantendo-se sempre antenado nas novidades desse incrível e expansivo universo. Um pernambucano de nascimento e paulista de coração.
    2 Comentários neste artigo

    Deixe uma resposta

  • Cosméticos Ararajuba
    2 outubro 2017 at 12:04 - Reply

    Faltou Bonneshaker!!!

    • Hallan Machado
      2 outubro 2017 at 22:12 - Reply

      Anotado! 😉

    POPULARES

    No canal