Fomos na V Steamcon. Saiba o que rolou por lá

Você sabe o que é steampunk?

 

Nos dias 5 e 6 de agosto aconteceu a quinta edição do evento Steamcon, um encontro dos fãs, admiradores e curiosos do steampunk. Mas o que seria steampunk? Trata-se de um subgênero da ficção científica que remete a um passado vitoriano, onde a tecnologia a vapor evoluiu de tal maneira que maquinários altamente sofisticados coexistem em um século XIX distópico. O steampunk vai de encontro com o cyberpunk, sendo este em um futuro bastante avançado no tempo.

 

 

O steampunk nasceu como um subgênero da ficção científica na literatura, tendo Júlio Verne (20 Mil Léguas Submarinas e Viagem ao Centro da Terra)como um dos principais escritores a utilizar a temática em suas obras. Hoje o steampunk está presente em várias formas de mídia, podendo ser encontrados livros, quadrinhos, filmes, games e até decorações inspiradas no subgênero.

 

 

 

A Steamcon reúne anualmente centenas de pessoas, que se deslocam até Paranapiacaba (em Santo André, SP), local onde existe a Vila Inglesa e um Museu do Trem. Paranapiacaba é de longe um lugar ideal para tal evento. São ruas cheias de construções antigas, ferrovias, trens e uma neblina que dá um toque a mais no cenário.

 

 

 

Dentre as atividades realizadas na V Steamcon tivemos apresentação de dança, palestras, oficinas, estandes de vendas com itens steampunk e variedades, além da cidade servir de cenário para belas fotos. Os participantes, em sua maioria, frequentam o evento trajados com vestimentas características do steampunk. São roupas vitorianas com acessórios tecnológicos e, claro, os icônicos goggles na cabeça. Os goggles são modelos de óculos de proteção, os quais são usados pelos personagens do universo steampunk como forma de proteção contra a fumaça e a fuligem provenientes das máquinas a vapor. Os goggles também são muito úteis contra tempestades de areia e durante vôos em naves ou dirigíveis steampunk.

 

Débora Puppet do Canal Steampunk.

 

 

 

Uma das coisas mais legais do evento é a criatividade dos participantes na confecção de seus trajes. São personagens que ganham vida e, mesmo não sendo tirados de histórias conhecidas, fascinam a todos que prestigiam o evento.

 

Para ver um pouco do que rolou na V Steamcon, nós da Trecobox preparamos um vídeo especial. Confira:

 

 

A Steamcon é organizada pelo Conselho Steampunk de São Paulo e acontece anualmente entre os meses de julho e agosto. Para conhecer um pouco mais sobre o evento visite a página oficial no Facebook.

 

Foto de capa: M. Von Fleckenstein / Fernando Trugillo

 

 

Publicitário, cosplayer, gamer, otaku, viciado em séries e colecionador de action figures. Um mix de tudo o que um verdadeiro geek pode ser. Vivendo a vida intensamente a cada segundo, mantendo-se sempre antenado nas novidades desse incrível e expansivo universo. Um pernambucano de nascimento e paulista de coração.
    Comentário único

    Deixe uma resposta

  • Nathy
    17 agosto 2017 at 21:24 - Reply

    Que invejinha branca!! adorei!!

  • POPULARES

    No canal