Review TBX | 99Vidas: Jogamos e aprovamos!

 

Quem disse que brasileiro não sabe fazer games?

 

Jogamos 99Vidas, um game indie brasileiro que foi lançado recentemente para o PlayStation 4, PlayStation 3 e PS Vita. O título é apresentado totalmente em gráficos de 16bits, nos moldes dos bons e velhos clássicos dos anos 80 e início dos anos 90.

99Vidas é resultado de uma parceria entre a desenvolvedora QUByte Interactive, bem relacionada internacionalmente no ramo de games, e o podcast 99Vidas, focado em jogos retrô e formado pelos gamers Jurandir Filho, Izzy Nobre, Bruno Carvalho e Evandro de Freitas.

A convite da QUByte, nós da Trecobox tivemos a oportunidade de jogar 99Vidas e assim termos a nossa própria impressão sobre o game. De cara já podemos notar o quão nostálgico ele é, principalmente para aqueles que vivenciaram o auge dos videogames de 16bits. Não é difícil lembrar de Double Dragon ou Final Fight, grandes representantes do estilo beat’em up. 99Vidas possui uma trilha sonora contagiante, o que ajuda muito na diversão durante a jogatina.

 

99Vidas 20170719234032
Como um típico jogo de PlayStation, 99Vidas está habilitado ao sistema de troféus.

 

O game possui 6 estágios principais no modo história, os quais você deverá percorrer usando um dos 11 personagens jogáveis disponíveis. O character design de cada um deles é bastante curioso, valendo ressaltar que as falas são hilárias e remetem à gírias e sotaques bastante conhecidos pelos brasileiros.

O objetivo do game é recuperar as 99 Vidas. Os personagens, que são os guardiões do artefato, precisam percorrer no mundo enfrentando terríveis vilões. É possível jogar através de uma campanha solo ou em um modo cooperativo, que pode ser local ou online. No modo cooperativo é possível jogarem até 4 pessoas. Há também um modo versus para que os jogadores possam se desafiar usando as habilidades distintas de cada personagem.

 

99Vidas 20170722225613
Tela de seleção de personagens. Possibilidade de até 4 players no modo cooperativo.

 

Gráficos e jogabilidade

Os gráficos apresentados em 99Vidas são muito bonitos e, apesar de serem em 16bits, mostram uma certa modernidade, deixando o game com cara de atual. Os cenários são bem construídos e se mostram repletos de referências. É possível ver ambientes comuns em que os gamers das antigas estavam acostumados a frequentar, como locadoras de fitas de videogame e fliperamas.

 

99Vidas 20170722231622
Este é um dos níveis mais inusitados de 99Vidas. Há a combinação de elementos 3D com 2D durante a caminhada pelo cenário. Também vale notar a mudança gráfica para que tudo pareça um desenho feito em uma folha de caderno. O resultado ficou demais!

 

A jogabilidade é um ponto crucial a ser analisado em qualquer game. Jogando 99Vidas podemos notar as comuns limitações dos games de 16bits em relação aos títulos mais modernos, no entanto o game se mostra muito bem em termos de desempenho nesse quesito. Há elementos diferenciados para cada personagem jogável. Cada um possui combos e especiais que os tornam únicos. Além disso, ao concluir cada estágio, o jogador pode melhorar os seus combos através do uso de pontos coletados durante a partida. E quem disse que apenas os heróis receberam um tratamento especial? O inimigos possuem uma inteligência artificial bem dinâmica, fazendo com que cada um haja de maneira diferente quando surgem na tela, mesmo sendo inimigos idênticos. Ponto para 99Vidas!

Mas, como nem tudo são flores, nós da Trecobox achamos os comandos de soco e chute muito simples, o que limita na hora de atacar os inimigos. Claro que isso vai se resolvendo na medida que se faz o upgrade dos combos dos golpes, entretanto, é um ponto que poderia ser melhor. Vale ressaltar que isso não anula a diversão que o game proporciona.

 

E o nosso veredito é…

99Vidas é um título engraçado e divertido. Um dos poucos games indie da atualidade que demonstram tamanha desenvoltura e carisma. Só temos que parabenizar o excelente trabalho feito pela equipe QUByte!

Confira o vídeo a seguir com um pouco do gameplay de 99Vidas:

 

 

Se você tem um PlayStation 4 , PlayStation 3 ou PS Vita, e quer adquirir o 99Vidas, o game está disponível na PS Store por R$30,90, um preço bastante acessível. Não tem nenhum desses consoles? Não se preocupe! O game também está disponível em sua versão para PC, que pode ser adquirida através da Steam por R$29,99.

 

Nós super recomendamos, principalmente se você for fã de games retrô. Pode apostar que é diversão garantida.