Para ler em um dia: O Jardim das Palavras

Mais uma indicação de leitura “Para ler em um dia”. Hoje vamos falar sobre o mangá O Jardim das Palavras.

 

Sinopse: Baseado no filme de Makoto Shinkai, “O Jardim das Palavras” é uma história tocante entre um casal unido pela chuva. Takao Akizuki é um colegial que sonha em ser sapateiro e passa os dias desenhando e criando novos modelos, numa manhã chuvosa, em uma de suas escapadas para desenhar, conhece Yukari Yukino no jardim. Os dois passam a conversar e uma conexão especial nasce, agora, sempre que chove durante a manhã, os dois se encontram no jardim.

 

Capa nacional do mangá.

 

O mangá é baseado no filme Kotonoha no Niwa, escrito, dirigido e editado pelo premiado diretor Makoto Shinkai. O filme foi lançado nos cinemas japoneses em 2013 e fez um grande sucesso. Posteriormente foi publicado o mangá, com a história original de Makoto Shinkai e arte por Midori Motobashi.

 

Imagem do filme de 2013.

 

No Brasil o mangá foi lançado pela NewPOP Editora em 2016. Volume único, a leitura é tão fluída que quando menos você espera, já terminou. Uma história simples e tocante, com um elemento especial que deixa tudo mais bonito: a chuva. Ela é tão presente na história que é praticamente um personagem.

 

O cenário é o Jardim Nacional Shinjuku Gyoen. Acompanhamos um laço que nasce entre duas pessoas tão diferentes e iguais ao mesmo tempo. Os sonhos e aspirações representadas em um jovem adolescente e as frustrações e decepções da vida adulta de uma mulher.

 

Takao Akizuki deseja desenhar e confeccionar um par de sapatos para Yukari Yukino, para que ela possa voltar a percorrer seu caminho de forma leve e feliz. Mesmo que por um momento ela tenha saído dos trilhos e perdido o controle da sua vida, ele acredita que com uma boa dose de confiança ela pode voltar a ser tudo que sempre almejou quando mais nova.

 

Em um mundo tão frenético, parar alguns momentos para curtir uma história cotidiana que deixa um quentinho no coração, realmente vale a pena.
Super recomendado, tanto o filme quanto o mangá, ambos são incríveis.

 

Lembrando que hoje se encerra a Mostra de Cinema Japonês com a apresentação do filme Kotonoha no Niwa. O evento é uma parceria entre a Fundação Japão em São Paulo com a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos. Saiba mais clicando aqui.

 

 

LEIA TAMBÉM

Contadora (de números e histórias). Aquariana típica, meio futurista, meio démodé. Amante do universo literário e da cultura japonesa. Sempre com um livro e um mangá na bolsa, sonhando acordada a cada página virada. Apreciadora do bom e velho rock n roll. Filmes, animes, séries e um bom jogo de futebol também fazem parte dos meus dias. Acredito fielmente que feito é melhor do que perfeito.
Sem Comentários

Deixe uma resposta

POPULARES