Conectar-se com

Artigo

Frango Robô | O humor-negro em stop-motion como você nunca viu

Publicado

Em

Frango Robô, originalmente Robot Chicken nos Estados Unidos, é uma animação que ganhou notoriedade no quadro Adult Swim aqui no Brasil. Você tem que ver!

Do famigerado Adult Swin às futuras gerações

 

Frango Robô, originalmente Robot Chicken nos Estados Unidos, é uma animação americana que ganhou notoriedade no quadro Adult Swim, da Cartoon Network aqui no Brasil.

 

Trechos da abertura da série.

 

A prerrogativa é bastante incomum: um frango é atropelado em uma chuvosa noite quando é resgatado pelo seu algoz, um cientista louco que o tortura, obrigando-o a assistir os mais diversos programas de TV. A partir daí começa uma sátira as mais variadas atrações, a maioria delas bastante conhecida do público, principalmente ao norte-americano, onde a série foi originada.

 

Personagens cativos da Marvel e DC, representados de maneira cômica na série.

 

A série em stop-motion é uma verdadeira viagem. Dentre os episódios é possível encontrar as coisas mais insanas, como Transformers fazendo comercial de prevenção ao câncer de próstata, Pikachu e Squirtle reclamando do roteiro que os limita a somente uma palavra e Harry Potter se dando mal num campeonato de quadribol.

 

Transformers e Pokémon, claramente representados.

 

Como pôde conferir, ícones da cultura pop são constantemente satirizados nesta comédia original. Em uma das cenas, até aqueles canais adultos que ficavam reclusos a frequências não acessíveis da TV, não conseguiram escapar das piadas.

 

Clássico dos games, Street Fighter não escapou das sátiras.

 

Aviso: sátiras de cunho sexual, racista e fatalista são comuns, visto que a produção é própria do gênero de humor-negro.

Personagens infantis como Teletubbies aparecem fumando, enquanto Dora, adolescente em um dos episódios, é exploradora, só que de uma maneira não muito politicamente correta.

 

Dora, um pouco mais crescida pedindo ajuda ao público para encontrar bebidas alcólicas.

 

A animação é liderada por Seth Green, criador da série. Ele é famoso também por sua atuação em clássicos como Arquivo X e Buffy, a Caça Vampiros. Junto com Matthew Senreich e os co-escritores Douglas Goldstein e Tom Root, o programa ainda é resultado da parceria entre Stoopid Monkey e a Sony Pictures Digital.

 

Seth Green e Matthew Senreich premiados na Creative Arts Emmy Awards, em Agosto de 2010 em Los Angeles, por Frango Robô.

 

O humor é especificamente adulto, e também exige um nível de conhecimento razoável de cultura pop, para entender a complexidade e rir das inteligentes sacadas que a série se permite. Não é muito popular no Brasil, embora mereça todo o crédito pelo seu caráter de originalidade. Isso faz o título sempre ser uma novidade nas rodas de conversa, apesar de existir desde 20 de fevereiro de 2005, quando estreou.

Torna-se portanto uma ótima recomendação para você que é mestre na hora de encontrar referências e para você que procura rir um pouco com comédias inteligentes.

Frango Robô, foi nomeado em 2008 ao Emmy Award como Programa de Animação Outstanding, devido ao episódio dedicado inteiramente a saga de Star Wars. Atualmente encontra-se em sua nona temporada, exibida esse ano. Vale a pena assistir.

 

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Mais lidas