5 jogos de tabuleiro que deixaram saudade

Relembre os 5 jogos de tabuleiro que estão empoeirando no seu guarda-roupa

 

Jogos de tabuleiro. Perfeito para passar o tempo com a família ou uma longa tarde com os amigos, comendo e se divertindo muito. Apesar de raras as vezes que de fato o concluímos, sempre rendia boas risadas em ótima companhia.

Atualmente com o avanço contínuo das tecnologias digitais, o passatempo se limita a individualidade do tablet ou smartphone, seja num encontro com os amigos ou na visita dos primos em casa. São tantos os aplicativos que interagimos, que quase não sobra tempo para o rolar dos dados e o mexer das peças.

Pois é, um tempo bom que não volta mais. Por isso, hoje lembraremos você dos 5 jogos de tabuleiro que deixaram saudade.

 

Banco Imobiliário

 

Quando se fala em jogos de tabuleiro, Banco Imobiliário lidera disparado. Você provavelmente deve ter perdido horas nesse jogo gastando seu rico dinheirinho em casas e hotéis dos oponentes. Sucesso da Estrela, Banco Imobiliário foi lançado em 1944 e se tornou febre entre famílias de todo o mundo. O jogo, consiste em monopolizar o mercado imobiliário lucrando nos negócios e falindo os inimigos, através de sorte ao jogar os dados, e estratégia através de investimento e outras transações. Atualmente, dispõe até mesmo de leitor de cartões e é vendido em suas versões Júnior, Tradicional, Super e Luxo.

 

 

Jogo da Vida

 

Também da Estrela, Jogo da Vida é um clássico jogo de tabuleiro lançado em 1960. Com direitos autorais reservados a Hasbro International Inc., o jogo chegou em 1986 no Brasil e desde então foi sucesso absoluto. Você deve se lembrar dele como o triste prêmio de consolação dado no famigerado Bom Dia e Companhia, do SBT. Também, competir com um PlayStation da Sony não é uma tarefa fácil. Este jogo que certamente fez parte do seu passado, consiste em misturar sorte e estratégia ao trilhar no decorrer do jogo uma pequena simulação da vida, com gastos, filhos, emprego, posses e formação. O objetivo é despedir-se do jogo da vida satisfeito e bem sucedido.

 

 

Detetive

 

Detetive é um jogo original da Inglaterra, criado em 1949. Nos Estados Unidos, foi popularmente divulgado como Clue. A Hasbro atualmente distribui no Brasil o jogo com o nome americano. No entanto, a Estrela o tornou conhecido sob o nome de Detetive. O jogo consiste através de cartas e palpites dos participantes descobrir quem, onde e com o quê cometeu um assassinato. Aquele que quiser arriscar, deve se manifestar entre os demais participantes. Se acertar, ele ganha o jogo. Se erra, é eliminado e caberá a ele apenas dar palpites aos outros jogadores. Seu sucesso rendeu versões personalizadas de títulos conhecidos como Turma da Mônica, Os Simpsons, Bob Esponja e até Dungeon and Dragons.

 

 

Cara a Cara

 

Este jogo é baseado diretamente no americano Guess Who?, criado em 1979 pela Milton Bradley Company, que depois foi comprada pela Hasbro em 1984. O jogo consiste em questionar o oponente e deduzir qual personagem do adversário é o que ele representa. È produzido nacionalmente pela Estrela e também pela Hasbro, sendo no caso da segunda, sob o nome de Advinha Quem?. Sucesso entre jogos de raciocínio lógico, Cara a Cara se estendeu também para versão online em forma de aplicativo de redes sociais.

 

 

War

 

Baseado no americano Risk, na década de 70, foi chamado pelo nome War e distribuído pela Grow aqui no Brasil. O jogo tem suas raízes no francês La Conquête du Monde de 1957. War está presente no ranking dos melhores jogos de tabuleiro já feitos segundo o site BoardGameGeek e também teve sua versão feita pela Hasbro, intitulada Risco. O jogo é ambientado no mapa mundial, disposto em 6 continentes: Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania. No início do jogo, cada um recebe uma carta contendo um objetivo. A partir de então monta-se uma estratégia para atingí-lo dispondo de peças que simulam um exército em território de batalha, as jogadas sucedem com adversários atacando seus oponentes. Vence aquele que cumprir o seu objetivo primeiro. O sucesso deste jogo é observado em suas várias versões que se sucederam após o seu lançamento, dentre elas está, War Júnior, War II, War: Império Romano e War: Online.

 

 

Gostou? Bateu aquela saudade de jogar novamente esses clássicos? Ja sei, você ficou com vontade de jogar, mas já não tem esses títulos em casa. Saiba que atualmente o Brasil possui espalhadas por aí as famosas luderias. Luderias são bares e lanchonetes que possuem como adicional de interatividade, jogos de tabuleiro para grupos de amigos e família. Casas como Hands Bar Board Games em Maringá , a Balboa’s Luderia e Cheesesteak House em Fortaleza, Boards and Burguers em Niterói e a famosa Ludus Luderia em São Paulo.

 

Ficou interessado? Abaixo listamos para você nome e endereço das principais casas destinadas a jogatina em tabuleiro do país.

 

Hands Bar Board Games

Endereço: Av. Luís Teixeira Mendes, 1198 – Zona 05, Maringá – PR, 87014-250

Telefone: (44) 3037-5219

 

Balboa’s Luderia e Cheesesteak House

Endereço: Avenida Mirage Palace, 160 – Meireles, Fortaleza – CE, 60160-240

Telefone: (85) 98804-1041

 

Boards and Burguers

Endereço: Rua Mariz e Barros, 214 – Icaraí, Niterói – RJ, 24220-000

Telefone: (21) 3617-3126

 

Ludus Luderia

Endereço: R. Treze de Maio, 972 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-000

Telefone: (11) 3253-8452

 

Tabuleiro Game Bar

Endereço: 1082, R. São Mateus, 1058 – São Mateus, Juiz de Fora – MG

Telefone: (32) 98896-4093

 

Conhece alguma além dessas? Deixe nos comentários e aumente essa lista.

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.
    Sem Comentários

    POPULARES

    No canal