Evento | Mostra de Cinema Japonês trás o premiado curta O Jardim das Palavras, não perca

Boa notícia para fãs da cultura japonesa.

 

A Fundação Japão em São Paulo em parceria com a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos exibirá uma Mostra de Cinema Japonês com animes do aclamado diretor Makoto Shinkai. Dentre os selecionados para a exibição, está o premiado curta O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa). O filme estreou em 2013 e posteriormente foi adaptado para mangá com ilustrações de Midori Motohashi.

 

Sinopse: Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Para se dedicar a este sonho, ele falta às aulas em dias chuvosos para ficar no jardim japonês do parque desenhando calçados. No local, Takao passa a encontrar Yukino, uma mulher misteriosa do qual deseja produzir um par de sapatos que a faça caminhar e encontrar o seu caminho.

 

 

O plano de fundo da história é o Jardim Nacional Shinjuku Gyoen, o que deixa o filme visualmente lindo, provavelmente você vai querer assistir mais de uma vez só para apreciar a fotografia.

 

 

Takao Akizuki é um adolescente que tem o sonho de desenhar e fazer sapatos. Um pouco desanimado e melancólico, ele passa a cabular as aulas para ficar desenhando em um jardim, onde acaba conhecendo Yukari Yukino, uma mulher misteriosa que desperta certo interesse nele.
Sem se apresentarem adequadamente, eles passam a criar um laço de uma forma peculiar, porém graciosa, com os encontros acontecendo no jardim florido apenas nos dias de chuva. Fora esse fato incomum, que dá um toque especial ao filme, o enredo é tão simples e rotineiro que chega a doer. A busca por um sonho, dificuldades do dia a dia, duas pessoas em momentos tão diferentes e iguais ao mesmo tempo.

 

 

O filme é como uma poesia: sensível, bonito e filosófico. A solidão que nos assola em várias etapas da vida e as dúvidas que vão nos perseguir independente se somos um adolescente de 15 anos ou um adulto de 27.

Quando é o momento certo para se livrar de uma situação incomoda e seguir com a vida? Acompanhamos vários dilemas corriqueiros junto com o despertar de uma amizade que se transforma em amor, só para acrescentar mais um dilema à vida.

 

 

A Mostra de Cinema Japonês: Especial Anime de Makoto Shinkai será gratuita e ocorrerá ao ar livre no jardim da Casa das Rosas às terças-feiras a partir das 20H.
Programação:
07/03 O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)
21/03 5 Centímetros Por Segundo (Byôsoku 5 Senchimêtoru)
04/04 Em Busca das Estrelas (Hoshi wo Ou Kodomo)
18/04 O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)
Todos os filmes terão exibição legendada e a classificação é de 12 anos.

(Fica a dica para os nossos leitores de São Paulo!)
Lembrando que O Jardim das Palavras e 5 Centímetros Por Segundo estão disponíveis na Netflix.

Endereço Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)

Fonte: Japan Foundation São Paulo

 

Contadora (de números e histórias). Aquariana típica, meio futurista, meio démodé. Amante do universo literário e da cultura japonesa. Sempre com um livro e um mangá na bolsa, sonhando acordada a cada página virada. Apreciadora do bom e velho rock n roll. Filmes, animes, séries e um bom jogo de futebol também fazem parte dos meus dias. Acredito fielmente que feito é melhor do que perfeito.
    Sem Comentários

    POPULARES

    No canal