Conectar-se com

Artigo

5 verdades sobre os games que você não sabia

Publicado

Em

Revelamos alguns segredos por trás da história de games famosos

 

Durante o processo de desenvolvimento de um jogo de videogame, vários profissionais interagem entre si, projetam, cancelam, constroem e alteram planos pensando no produto final que chegará com classe em nossos sedentos consoles. Nós mesmos, ao comprar um jogo de videogame, nem sequer nos damos conta dos acontecimentos que se deram no processo de confecção do game. O que nos interessa é curtir o enredo, o resto é história. No entanto se bater a curiosidade, temos aqui algo que pode te interessar. Eis cinco verdades sobre os games que você não sabia:

 

1 – Super Monaco GP

 

Super Monaco GP foi um jogo criado em 1989 pela Service Games do Japão (SEGA), inspirado no Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. O game foi lançado para diversas plataformas como Master System, Mega Drive (Genesis), Game Gear, Amiga, MSX, Atari ST, Amstrad CPC e ZX Spectrum. O game é um sucesso desde a sua introdução, com uma trilha sonora empolgante e imagens gráficas de mulheres bonitas na tela. No entanto, saiba que essas garotas eram na verdade modelos que posavam para a revista adulta Playboy na década de 70. O trabalho do designer foi vesti-las digitalmente e corrigir alguns detalhes. Além disso as mesmas nunca foram creditadas por direitos de imagem, pois na época essas leis não eram tão bem estruturadas como hoje.

 

Nesta imagem podemos ver o frame do jogo e ao lado a foto da modelo Mercy Rooney, para a Playboy.

 

O mesmo acontece com Claire Rambeau, para a mesma revista.

 

2 – Sonic 3

 

Sonic 3 foi um marco da SEGA e também de muitas gerações que jogavam por horas a saga do ouriço azul no famigerado Mega Drive. Só de ouvir a trilha sonora de qualquer uma das fases, já relembramos com saudade e sentimos uma enorme vontade de revê-lo. Falando em trilha sonora, a verdade que você pode não saber é que a composição de tais musicas contou com ninguém menos que Michael Jackson, o rei do pop. O fato dessa colaboração não ter chegado a público foi a insatisfação de Michael diante da trilha finalizada, que, quando compactada para o formato legível em 16-bit perdeu um pouco de sua qualidade, deixando o cantor na época constrangido.

 

Sonic 3 e Michael Jackson, ligação improvável não?

 

3 – Resident Evil 4

 

Resident Evil 4 é um ícone da franquia da CAPCOM, o jogo veio recheado de modificações em gráficos e jogabilidade em relação aos títulos anteriores. Falando nisso é preciso ressaltar que o enredo do jogo foi também resultado de milhares de modificações. A princípio, Resident Evil 4 contava com Leon Kennedy, infectado por um vírus que o fazia ter alucinações. É possível encontrar imagens do enredo que não ocorreu. Isso se deve ao fato do custo de produção e tecnologia limitada na época não dar conta do roteiro grandioso de Yasuhisa Kawamura, que em entrevista já afirmou que sua ideia para Resident Evil 4 estaria ligado diretamente a estética de Silent Hill.

 

Cena do RE4 que não vingou.

 

4 – Megaman

 

Falando em CAPCOM outro título famoso que surgiu ainda na era do Famicom, da Nintendo, foi as aventuras do robô azul Megaman. Saiba que sua cor não foi escolhida por acaso. Devido a paleta de cores limitada que o console possibilitava na época, escolheram a cor de Megaman devido a predominância de tons de azul que eram possíveis para dar mais cadências à estética do personagem. É possível ver isso em seus quadros de animação, bem mais detalhados que os concorrentes na época.

 

Porque o Megaman é azul? Porque é o melhor que ele poderia ser.

 

5 – Duke Nukem

 

Os games homenageiam e reverenciam constantemente outras obras em seu título. Duke Nukem não foi diferente. Uma das referências, sobretudo improváveis que o título ganhou foi em Os Simpsons. É possível encontrar durante o jogo uma sala totalmente inspirada no local de trabalho de Homer Simpson, com donuts e tudo!

 

E você pensando que encontraria aliens cruéis e gigantescos…

 

Estes são cinco dos muitos fatos curiosos que podem envolver o ciclo de produção de um jogo. São muitos profissionais e com eles muitas idéias empregadas até chegar ao produto final que são nossa fonte de entretenimento.

 

E você? Sabe mais alguma curiosidade do mundo dos games? Conte pra gente!

 

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Mais lidas