Conectar-se com

Artigo

Batalha de Apps : Telegram VS WhatsApp

Veja a análise feita pela nossa redatora Hannah sobre os aplicativos mais famosos de mensagem

 

Quem, usuário ávido do Telegram, nunca se perguntou “por que as pessoas não saem do WhatsApp”?!

E quem, amante da WhatsApp, nunca ficou com aquela dúvida “por que as pessoas usam o Telegram, gente”?

Então pra matar a curiosidade de ambos os lados, colocamos os dois serviços de mensagem instantânea num ringue para batalharem.

 

1. Espaço gasto

 

 

O WhatsApp, usado por mim somente para grupos de estudo e trabalho, ocupa, ao todo, 1,45GB (93,7MB do app + 1,36GB do usuário), enquanto o Telegram, utilizado por mim para trabalho, estudo, conversas pessoais, armazenamento ilimitado de imagens, ocupa, ao todo, 102,4MB (37,9MB do app + 64,5MB do usuário).

 

Telegram 1 VS 0 WhatsApp

 

2. Conectividade e multiplicidade de plataformas

 

 

Tanto o WhatsApp quanto o Telegram oferecem versões web e versões desktop de seus aplicativos, mas possuem uma enorme diferença. Para se usar tais versões, o WhatsApp necessita que o seu celular esteja conectado à internet, pois este reproduz o app no seu navegador ou computador ao vivo e você ainda fica recebendo as notificações no celular, aumentando o consumo de bateria.

Já no Telegram, o seu celular não precisa ter acesso à internet e nem recebe notificações enquanto você estiver utilizando qualquer uma das versões do app.

 

Telegram 2 VS 0 WhatsApp

 

3. Ligação

 

 

Com o WhatsApp, o usuário é capaz de realizar ligações por meio da internet para outro número qualquer que também possua WhatsApp. Tanto quem liga quanto quem recebe, deve ter acesso à internet para realizar e atender a chamada.

Já o Telegram, por outro lado, não oferece este serviço.

 

Telegram 2 VS 1 WhatsApp

 

4. GIFs

 

 

Tanto no Telegram (esquerda) quanto no WhatsApp, o usuário pode enviar e receber GIFs, sendo que no Telegram, há uma enorme biblioteca de GIFs para você procurar e enviar, em vez de precisar já ter a GIF salvo em seu aparelho ou receber de alguém.

 

 

Além disso, ambos possuem a opção de criar GIFs a partir de vídeos gravados pela câmera do celular.

 

 

Telegram 3 VS 1 WhatsApp

 

5. Tamanho limite de arquivos

 

No WhatsApp, o tamanho limite dos arquivos que podem ser enviados é 100MB, enquanto no Telegram, este limite é de 1,5GB. Para vídeos, o limite do WhatsApp é 16MB, enquanto do Telegram, permanece 1,5GB.

 

Telegram 4 VS 1 WhatsApp

 

6. Parceira com empresas de telefonia e gasto de dados

 

 

Muitas operadoras de telefone oferecem planos que permitem o uso ilimitado do WhatsApp mesmo quando seu pacote de dados acaba, o que não é oferecido da mesma forma ao Telegram.

Em relação ao gasto de dados, ambos gastam praticamente a mesma coisa, dependendo da intensidade de uso do usuário. Pelo fato das operadoras oferecerem o serviço gratuito do WhatsApp, este acaba se mostrando mais econômico de forma geral.

 

Telegram 4 VS 2 WhatsApp

7. Chats secretos

 

 

O Telegram oferece a função de criar chats secretos, que dependem da aprovação de quem está do outro lado da linha. É criado um código único onde esses chats ficam hospedados num local secreto da nuvem e não são salvos de modo algum. Após a criação deste chat, há ainda a opção de fazer com que as mensagens se autodestruam após serem lidas (você escolhe o tempo para autodestruição). Além disso, você pode conversar com uma pessoa em um chat normal e mais quantos chats secretos você quiser.

Estes chats, por sua vez, estão apenas disponíveis nos dispositivos dos quais foram criados. Ou seja, o chat secreto criado no celular, não aparece no computador.

O WhatsApp não oferece esta função.

 

Telegram 5 VS 2 WhatsApp

8. Stickers (adesivos)

 

 

Se tem uma coisa que os usuários do Telegram amam são os famosos stickers. Adesivos super fofos (ou não) de tudo o que você possa imaginar! Dá até pra fazer os seus próprios stickers e compartilhar com seus amigos em qualquer lugar do mundo.

O WhatsApp não possui essa função.

 

Telegram 6 VS 2 WhatsApp

9. Bots

 

 

Outra grande paixão dos usuários do Telegram são os bots, robôs capazes de realizar diversas funções dentro do aplicativo, incluindo ser “deus” no jogo da Vila VS Lobos, rastrear encomendas dos Correios, jogar dados ou UNO, traduzir palavras e/ou frases entre mais de 50 idiomas, entre outras funções.

O WhatsApp não possui essa função.

 

Telegram 7 VS 2 WhatsApp

10. Grupos

 

 

Tanto no WhatsApp (esquerda) como no Telegram (duas fotos da direita) pode-se criar links para compartilhar os seus grupos com as pessoas. No entanto, no Telegram, existem dois tipos de grupos, os públicos (nos quais você cria um link personalizado pro seu grupo e este grupo pode ser encontrado através de buscas dentro do Telegram) e os privados (os quais você gera um link e as pessoas só poderão entrar no grupo por meio do recebimento deste link.

No WhatsApp, é possível gerar um código QR com o link do grupo. No Telegram, isso não é possível.

Além disso, os grupos no Telegram possuem duas categorias: grupos e supergrupos. Apenas os supergrupos podem ter links. Para um grupo se tornar supergrupo, basta o criador do grupo convertê-lo num, sem pré-requisitos.

Com a conversão, além da possibilidade do link público ou privado, o grupo também conta com a opção de “fixar mensagem” como nos grupos do Facebook.

O WhatsApp não possui essa função.

 

 

A mensagem fixada aparece sempre na tela do grupo. Ao clicar nela, o chat leva o usuário até o momento em que a postagem foi fixada.

 

Telegram 8 VS 2 WhatsApp

 

11. Usuários

 

 

Para criar uma conta do Telegram, assim como no WhatsApp, o usuário precisa de um número de telefone, mas o Telegram também possui o suporte para criação de usuários. Ao se criar um usuário, outras pessoas podem entrar em contato com você por meio deste, sem saber o seu número de telefone.

No WhatsApp, isso não é possível.

 

Telegram 9 VS 2 WhatsApp

12. Chat consigo mesmo

 

 

No Telegram, é possível abrir um chat consigo mesmo. O principal objetivo disto é ter um local para salvar fotos, arquivos, músicas, links sem limite de armazenamento. Eu mesma tenho mais de 500 arquivos dentro do chat comigo mesma e mais de 5000 fotos em chats com outras pessoas. O que, inclusive, não interfere enormemente no tamanho do app no celular.

O WhatsApp também possui essa função (informação fornecida pela leitora Jádna Moreira).

 

Telegram 10 VS 3 WhatsApp

 

13. Chats fixados

 

 

Outra função que o Telegram traz é a de fixar chats no topo da tela principal. Chats fixados continuam estáticos na ordem em que você os fixou independente do número e da hora de mensagens recebidas. Por exemplo, o meu chat fixado no topo é o chat comigo mesma.

 

Telegram 11 VS 3 WhatsApp

14. Segurança

 

 

Por fim, mas não menos importante, tanto o WhatsApp (primeira foto) quanto o Telegram (duas outras fotos) possuem autenticação de dois fatores, mas o Telegram possui bloqueio por senha e/ou digital e ainda possui a função de deletar sua própria conta após determinado tempo de inatividade. Além disso, por dentro dele, você pode encerrar quaisquer outras sessões de Telegram abertas em qualquer um de seus outros dispositivos.

O WhatsApp não possui essas funções nativamente.

 

Telegram 12 VS 3 WhatsApp

15. Edição de mensagens

 

 

No Telegram, é possível editar uma mensagem que já foi enviada dentro de um determinado espaço de tempo. A mensagem editada mostra que foi editada. Muito útil para correção de palavras em vez de usar asteriscos (*).

O WhatsApp não oferece edição de mensagens.

 

Telegram 13 VS 3 WhatsApp

16. Deleção de mensagens

 

 

No Telegram, é possível apagar uma mensagem tanto para você quanto para o outro dentro de um determinado intervalo de tempo. Isso pode ser bem útil, não? Quem nunca pensou em apagar aquela mensagem antes da pessoa olhar?

 

RESULTADO: Telegram 14 VS 3 WhatsApp

 

Após essa batalha de apps, somos capazes de dizer prontamente que o Telegram é um app muito mais completo que o WhatsApp, trazendo funções diversas que agradam usuários mais avançados ou que precisam/gostam de certa comodidade, no entanto, o WhatsApp possui a enorme vantagem do custo zero quando se usa determinadas operadoras de celular e ainda a realização de chamadas, o que é um enorme diferencial.

Desta forma, podemos concluir que a escolha do melhor app definitivamente só pode ser feita pelo indivíduo, baseada em suas próprias necessidades.

E você? Qual o seu favorito? Conta pra gente se você é #TeamTelegram ou #TeamWhatsApp.

Você acha que faltou mencionar alguma função interessante tanto do WhatsApp quanto do Telegram? Conta também pra gente!

Professora de inglês, escritora e futura farmacêutica. Corvina, escorpiana e amante dos mistérios do universo e das ciências, é também apaixonada por séries de TV e literatura. Começou a jogar MMORPGs antes dos 10 anos e é viciada em tecnologia e apps. Suas marcas favoritas são Xiaomi e Apple.

Propaganda
Propaganda

Por categoria

Propaganda

Review TBX

Propaganda

Mais lidas