Você é poser ou realmente um fã? Descubra

Ajudamos você a entender as diferenças entre ser poser ou fã de verdade

 

Poser é um termo inglês que significa “alguém que faz pose”. É usado popularmente com contexto pejorativo para designar aquele que não é fã, mas que finge gostar de determinada coisa porque está na moda ou para fazer parte de um determinado grupo.

 

Como reconhecer

 

Ao contrário de um fã ou indivíduo pertencente a uma tribo, o poser está sempre deslocado, trocando ideias vagas sobre o assunto principal que mantém unido determinado grupo.

Provavelmente ao conversar com um poser você perceberá que ele não sabe trocar mais do que duas frases sobre determinado assunto e irá se manter sempre superficial, ficando constrangido ou evasivo sempre que questionado de detalhes mais específicos a respeito do que está sendo tratado.

Inicialmente utilizado no meio das tribos musicais, o termo poser se espalhou, tornando-se até meme com o significado de “amador”.

 

Meme ilustrativo que satiriza a exigência de alguns fã para aceitarem outros em determinada tribo.

 

Como lidar

 

Inicialmente ao lidar com um poser, seja receptivo e amistoso. Se alguém está fingindo que gosta de algo que claramente demonstra não ter afinidade para estar próximo de você e seus amigos, provavelmente é porque ele o admira e quer se sentir pertencente a um grupo, o que não há mal nenhum nisso.

O sociólogo francês Pierre Bourdieu já dizia que desde os primórdios, o homem caracteriza-se como um ser social, que, com o objetivo de encontrar o seu papel na sociedade e constituir sua real identidade busca em integrar-se a grupos seja no meio familiar, religioso, político ou cultural para conviver em harmonia com os demais indivíduos

Por isso se possível tente incentivar o poser a encontrar a própria tribo. Gentileza gera gentileza.

 

Tradicional meme da rede social “Poser da Depressão”: Comum em tribos musicais, o poser procura se caracterizar ao máximo para aparentar ser “perito” no assunto que não lhe compete.

 

Atenção

 

O poser não deve ser jamais confundido com o iniciante, que, apesar de gostar muito do universo em que está inserido ainda possui conhecimento restrito e é possível que cometa gafes frente ao seu grupo por não saber com certeza o que está falando. O iniciante, ao contrário do poser, permanecerá interessado e empenhado para conhecer cada vez mais do universo ao qual gosta de se sentir pertencente.

Por fim, a verdade é que todos nós gostamos de nos sentir parte de algo maior, onde o que importa é exatamente a pessoa que somos ou nos tornamos.

E você? É ou já foi poser em algum momento? Conte suas experiências nos comentários, compartilhe esse texto com amigos e nos siga nas redes sociais.

 

 

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.
    Sem Comentários

    POPULARES

    No canal